sexta-feira, 14 de setembro de 2012

é giro estar a ler um livro e apresentarem-nos uma personagem de nacionalidade brasileira, mas cujo o nome soa francês, concretamente Françoise. Mas pensando bem os nomes no Brasil são um bocado estranhos, sem ofensa a ninguém, talvez por ter sido um país para onde muitos partiram para fazer fortuna. A dita personagem é casada com um francês que tem nome inglês. Ao menos o personagem principal tem o nome austríaco convincente.
A bem da verdade isto não é nada porque no outro dia li num livro que em França conduz-se do outro lado. Apesar de nunca lá ter ido acho que se conduz do mesmo lado que em Portugal e os Estados Unidos, a origem dos personagens principais, onde se conduz do outro lado é na Inglaterra, mas pronto quem escreveu não deve distinguir a direita da esquerda. Pormenores!!

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

mais do mesmo

nos últimos anos a literatura parece girar à volta de modas, gosta-se ou não cada vez que algo tem sucesso a seguir surgem dezenas ou mesmo centenas de livros que apenas lendo a sinopse percebemos que são iguais ao livro que originou o sucesso.
Eu até percebo que as pessoas ao descobrirem um género, por exemplo, os policiais, queiram a seguir continuar a explorar o mesmo. O problema está que estas pessoas parecem não querer explorar o género, mas sim ler mais do mesmo.
Imaginem que um policial em que o mordomo é o assassino, passado numa casa de campo inglesa, o livro torna-se um êxito. A seguir são publicados vários livros muito parecidos, onde o assassino será sempre o mordomo e o cenário uma casa de campo. Qual é o interesse disso? É isto que me escapa... é que eu até gosto de ler dentro do mesmo género, mas gosto que o livro torne rumos diferentes do anterior embora possa ser do mesmo género. Qual é a piada de ler SEMPRE a mesma coisa com pequenas variações?

terça-feira, 11 de setembro de 2012

algumas pessoas devem de receber dinheiro para escrever sobre certas coisas, nomeadamente livros. E não, não me apetece explicar...

domingo, 9 de setembro de 2012

E o meu dia ficou mais feliz com a descoberta de que o Jamie Dornam é inglês. Eu sabia que se tinha engraçado com ele era por algum motivo, nada a ver com o facto dele ser lindo. E perguntam vocês quem é o Jamie Dornam? Numa palavra: Caçador. Em várias: Once Upon Time. Para bom entendedor meia palavra basta, para os outros é o actor que na série Once Upon Time faz de Caçador. Se tal como eu gostaram do mocinho vejam-no numa nova série da BBC chamada The Fall.

sábado, 8 de setembro de 2012

sabes que a tua mãe quer engordar-te quando em vez de dois cachorros quentes faz três e ainda por cima como sobremesa oferece-te mousse de chocolate.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

os trolhas além de lançarem piropos amorosos quando passa uma mulher ainda se dão ao trabalho de nas horas de trabalho pesquisar na net as bailarinas pimba!! E mais dão-se ao trabalho de ir até à décima quinta página da pesquisa google!!
 
( isto tudo porque um dia destes vieram cá parar ao blogue com uma pesquisa dessas! E como têm IP próprio aparece o nome e era de uma empresa de construção civil, dá que pensar!!)

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

ontem vi que a Casa das Letras colocou no seu facebook a promoção da Wook aos livros do Haruki Murakami. Fiquei surpresa porque apesar do livro ser editado pela Casa das Letras ( Leya) a Wook pertence à Porto Editora, não é só isso a Leya também comercializa os seus livros através da Leya Online.
Eu gostei, acho bom promoverem a promoção ( a leitura também)  ainda que esta pertença à concorrência.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Conselho para mim não penses que acontece!! É verdade, no outro dia lembrei-me da Pretty Woman e no fim de semana seguinte, voilá lá está o filme enfiado numa tarde de televisão na Sic. Por causa de um email lembrei-me de uma pessoa que já não vejo há uns tempos e não é que uns dias depois a vi??
Então no outro dia escrevi o que é que se discutia num clube do livro onde fosse discutido o livro das Cinquenta Sombras, o livro mais famoso do momento. Na altura pensava exclusivamente em clubes do livro lá fora, por cá isso é algo inexistente. Então, não é que agora descobri um clube do livro para discutir o dito livro??? A sério, com tanto escritor bom fazem um clube para esta porcaria, que nem o nome de livro merece. Eu não tenho nada contra as pessoas gostarem, mas sinceramente não é caso para criar um clube do livro. A minha dúvida é: vão discutir o quê? É que aquilo não tem história, não se passa nada. Vão dizer quantos suspiros lhe arranca o Christianinho? Ou quantos orgasmos tem a moça??
Mas eu até tenho pena que seja em Lisboa, porque se fosse aqui no Porto eu ia, só para ouvir ao vivo e a cores as duas maiores barbaridades que se dizem sobre o livro: é uma história de amor linda e nunca li nada tão bom. Como já disse aqui muitas vezes eu gosto de muita coisa má, mas acho que tenho a capacidade de saber o que tem qualidade do que não tem. E mais uma vez acrescento que não tenho nada contra quem gosta do livro, tenho é contra as editoras que com esta edição e com a consequente edição de outros livros do género à velocidade da luz, só demonstram como não têm respeito nenhum pelos livros.  
Muitas mais coisas podiam ser ditas sobre este assunto, mas este tema já ocupa demasiado espaço para ter mais atenção.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

os famosos divorciam-se e depois é só telenovelas para as revistas cor de rosa acompanharem, por cá temos o Yannick e a Luciana, lá fora têm o Seal e Heidi.
Eu cá até apostava que os directores destas revistas rezam para que os famosos se separem, é que as novelas da separação dão mais que falar :)

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Boas Noticias

Há uns meses vi desaparecer um dos meus blogues preferidos de livros, o Estante de Livros. Desaparecer não é bem o termo foi mais ficar parado. Há uns dias recebi com agrado a noticia que o blogue ia regressar. Desde que o descobri que sempre o considerei um dos melhores, com opiniões fiáveis, consistentes e que fizeram sempre a diferença na hora de escolher o que comprar ou o que não ler.

domingo, 2 de setembro de 2012

Cibelle - Esplendor

Cibelle não é tão conhecida em Portugal como algumas das suas conterrâneas, apesar de ser melhor que muitas delas, interessante que o que é bom não chega tanto às massas como aquilo que é mau...