segunda-feira, 16 de setembro de 2019

The Help by Kathryn Stockett

Quando vi a versão cinematográfica deste livro não fiquei com especial vontade de ler o livro. Gostei do que vi, mas não me pareceu que ler o livro trouxesse mais para mim. Acontece-me muitas vezes ver o filme ou serie e querer mergulhar naquele universo de forma mais profunda, outras vezes não me apetece...
Mas o destino, se assim acreditarem, quis que eu lesse este livro e talvez me tenha feito questionar até que ponto ler ou não um livro com base em ter visto o filme é válido ou não.
 
Este livro veio-me parar às mãos através de uma colega. Esta colega é voluntária num banco de livros escolares, onde alguma alma caridosa, entregou  diversos livros em inglês. Esta minha colega não lê em inglês e deu-me os livros.
 
Ler este livro é mergulhar num mundo à parte, e quando digo à parte digo-o da mesma forma que tivesse mergulhado num livro de fantasia. Uso a fantasia como podia ter usado a ficção cientifica. Acho que quando não se é americano, sulista ou algo assim este mundo é mesmo à parte. Acontece que depois da Guerra Civil em 1865, os Estados Unidos segregaram a sociedade, pondo os brancos para um lado e os negros para o outro. Esta separação existia um pouco por todo o país mas era mais evidente e marcante no Sul, onde durante muito tempo os negros tinham sido escravos. Com a abolição da escravatura pouco mudou, apenas recebiam um salário, mas o resto era igual ou quase.
 
A separação começou após a guerra e só terminou muito tempo depois. Durante muito tempo o estado de coisas não era questionado, mas em décadas depois da Segunda Grande Guerra, as pessoas começaram a falar em direitos e a querer mudar as coisas.
 
Este livro começa em 1962, e tem como principais personagens Aibeleen, Minny e Skeeter. Aibeleen e Minny são duas criadas negras. O normal era as mulheres trabalharem como criadas e os homens nas fábricas e assim. Skeeter é branca e tem a ideia de escrever um livro sobre a vida destas mulheres. Escrito a 3 vozes e muito bem escrito, o livro é um convite à reflexão sobre um tempo que já não existe mas que marcou profundamente a sociedade....

 

Nenhum comentário: