terça-feira, 16 de março de 2010

Modas Literárias

Quando pensamos em Moda pensamos em roupa, calçado, acessórios de moda( colares, cintos, carteiras, etc) e se quisermos ser mais abrangentes podemos incluir os cabelos e a maquilhagem.

Agora, este conceito alargou-se e chegou aos livros. Em 2003, Dan Brown publicou o “Código DaVinci” e o mesmo conheceu um enorme êxito mundial. Isto reflectiu-se nos livros que a seguir foram escolhidos pelas editoras para serem publicados. Todos revelavam um segredo escondido e que a ser descoberto pela Humanidade mudaria o rumo da História. As montras das livrarias tinham cartazes onde diziam que se gostou do Código Da Vinci iria adorar aquele livro.

Actualmente, a moda são os vampiros, iniciada com o livro “Crepusculo” de Stephanie Meyer. Amanhã serão certamente as meninas que gostam de usar o telemóvel Nokia.

A primeira pergunta a fazer é: o que faz destes livros fenómenos?

Vivemos num mundo que muitas pessoas não têm hábitos de leitura e estes livros, são por norma de leitura fácil e não tendo muitos momentos mortos, acabam por atrair mais do que aqueles que são considerados clássicos.

Longe de mim questionar os hábitos de leitura dos outros, para mim é importante que todos leiam e ninguém começa por ler livros grandes e cheios de palavras complicadas.

O que me irrita nestes fenónemos é precisamente o facto de serem fenómenos e depressa passarem. Quem irá lembrar o Dan Brown daqui a 10 anos? Ou alguém lembra aquele livro que comprou precisamente por ser parecido com o Código da Vinci?

Além disso, por haver tantos livros sobre o mesmo as pessoas acabam por ler sempre dentro daquela temática e não procuram livros com outras temáticas.

Outras opiniões que leio na internet reflectem mesmo esse enjoamento pelas “modas” de segredos e dentes afiados, mas infelizmente a maioria fica de sorriso nos lábios cada vez que surge um livro da “moda”.

O problema começa nas editoras. Há muito que deixaram de ser icones culturais e tornaram-se em máquinas de fazer dinheiro. Se deixar a imaginação correr solta, imagino que nas suas instalações há uma cave onde guardam os manuscritos que vão recebendo por temáticas. Sim, imagino uma grande cave, escura com a música de fundo do genérico da série Ficheiros Secretos, e os livros em contentores com uma etiqueta: segredos da humanidade, vampiros,! lobisom ens, mullheres com sucesso profissional mas vida amorosa desastrosa, etc. Quando alguém aposta num determinado fenomeno, estes livros emergem para a superfície independentemente da qualidade que têm. Só assim consigo explicar a velocidade com que estes livros surgem.

Não haverá solução para este problema, mas acredito que as pessoas possam começar a separar o trigo do jóio e interessar-se por livros fora de moda.

( escrito para a formação que estou a frequentar, no âmbito da disciplina de Português)

Nenhum comentário: