terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Os estereótipos segundo as sugestões de prendas de Natal

Os estereótipos divertem-me talvez por os considerar rídiculos e na maioria das vezes sem razão de ser. Nesta altura do ano, as livrarias online fartam-se de enviar newsletters cheias de sugestões para prendas de Natal. estas não trazem nada de novo, são quase sempre promovidos os mesmos escritores: aqueles que são consagrados ou aqueles que vendem muito, mas escrevem coisas intragáveis.
Até aqui nada de novo, mas eis que recebo a newsletter da wook e tenho vontade de rebolar a rir. Cheguei a falar disso aqui, mas na altura tinha falta de tempo para fazer um post como deve de ser e depois recebi a dedicada à secção masculina da população e mais uma vez só tive vontade de rir.
Para as mulheres sugerem eles o grande Nicolas Sparks e pronto é agora que metade do mundo me cai em cima porque eu vou dizer com todas as letras que o detesto. Bastou-me ler As palavras que nunca te direi e ver os filmes do Diário da nossa Paixão e do  O Sorriso das Estrelas para ver que o gajo escreve sempre o mesmo, tragédias de faca e alguidar, personagens perfeitas e é muito lamechas. Há quem goste, mas pronto, eu não. Outros títulos pertencem aos escritores que escrevem livros tipo romance da Harlequim. Estão a ver o género? Não? Então, é simples mulher conhece homem, ele é sempre assim um homem que ninguém consegue resistir, ela é mais ou menos inexperiente e há ali faísca e toca a ir ver como é a cama de um deles, não vá ele ou ela dormir num caixão e ser afinal um vampiro. Mas antes têm de passar umas quantas páginas a discutir porque ela acha-o egoísta e ele que ela é mimada, ou algo assim, ou seja ainda demoram a chegarem a vias de facto; é preciso criar no leitor expectativa . São aquilo que a maioria das pessoas chama de romances cor de rosa. Eu até confesso que tenho uma simpatia por estes livros, são o meu guilty pleasure literário, mas não os leio assiduamente, alguns são intragáveis, alguns até são jeitositos. Serve para distrair de leituras mais pesadas.
Mas o must desta newsletter era sem dúvida a agenda doméstica como o Martini Bianco apontou no seu comentário.
Então estando nós no século XXI havendo igualdade dos sexos ainda sugerem oferecer uma agenda deste tipo para uma mulher???? Mas as tarefas domésticas são obrigação SÓ da mulher? Ainda há muitos homens que chegam a casa e sentam-se no sofá, mas isso são os da geração dos nossos pais, avós, gajo com menos de 45 anos tem mais é obrigação de ajudar. Mas parece que não é assim.
Os homens tem direito a receber os livvros do Lobo Antunes, do Paul Auster, de historia, do mais recente Nobel da Literatura, mas não escapam aos estereótipos, homem que é homem tem de saber de vinhos, por isso nada melhor que ler sobre o assunto e claro livros sobre investimentos, porque um gajo com dinheiro é sempre uma mais valia!! E a cereja no topo do bolo é que seja bom de cama, que leve a mulher ao céu pelo menos vinte vezes menos que isso, é ser azelha!! Por isso esse capitulo não foi esquecido.
Resumindo e concluindo: os homens têm direito a livros de jeito, além de sugestões para melhorarem as suas finanças, conhecimentos de vinhos e ainda como serem bons na cama.
As mulheres tem de se contentar em gerir o lar, enquanto lêem mais um livro cor de rosa e suspiram pelo protagonista.
Sociologicamente falando não deixa de ser interessante ver que atribuem ao homem uma maior inteligência e por isso sugerem livros considerados dificieis e às mulheres livros cheios de romance. O mais curioso é que da minha observação empírica acho que as mulheres lêem mais que os homens, por isso os livros aconselhados são desajustados, até porque uma mulher mais facilmente lerá um autor dificil dado que já tem mais calo, embora algumas nunca abandonem os romances tipo Harlequim pelos mesmo bons.
O que fazer? Eles gostam de mandar estas newsletters e eu gosto de me rir!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Ahahaah.. também em ri com isso. Tens toda a razão. Na empresa onde trabalho, o jornal que mais anda nas mesas é o Diario Económico e o Publico, mas quando vou a uma pastelaria lá perto, especializada em tudo o que é guloseimas e sempre repleta de mulheres, nas mesas costuma estar é a Lux, a Caras e até a Maria. Tudo haver com o tipo de frequentadores, mas é algo que poderia mudar.

Em todo o teu texto uma das coisas que retirei, é que lês bastante e isso é muito bom. Sabes criticar qualquer género literário e ao menos nao falas com desconhecimento e admites que lês romances Harlequim. A maioria de outras bloggers omitiria isso, para se acharem muito para frentex :)

Madrigal disse...

Martini, eu admito que leio pq não gosto de dar ideia que não leio isso e sou mt intectual, inteligente, etc.

E eu leio essas revistas qd vou ao médico, cabeleireiro, etc. :)