terça-feira, 11 de julho de 2017

Viver Depois de Ti de Jojo Meyes

A primeira vez que vi este livro, por aí, achei que o devia ler. Havia qualquer coisa na sinopse e em algumas opiniões que li que me fizeram acreditar que era um livro que ia gostar de ler. Não me enganei.
 
Inicialmente achava que o livro era um bocado light hearted. A sinopse fazia-me lembrar o filme Amigos Improváveis mas algo mais simples. Estava errada. É verdade que ambos os protagonistas são tetraplégicos e tem a tratar de si pessoas sui generis, há o inevitável choque de personalidades, mas semelhanças ficam por aí. Este livro fala de algo que o Amigos Improváveis nem aborda: a eutanásia.
 
A vida de Louisa Clark muda quando começa a cuidar de Will Traynor, mas vida dele também muda ao conhece-la. São pessoas muito diferentes, que viveram vidas muito diferentes. Se a Louisa é capaz de fazer o Will mudar de ideias e não recorrer à eutanásia é algo que vão ter que ler para descobrir.
 
A viagem vale a pena, garanto. Estamos perante um livro que aborda um tema importante, mas não cai em clichés exagerados, faz-nos ver como é o mundo de quem vive preso a uma cadeira e sobretudo faz-nos pensar na vida que temos e se é essa a vida que queremos.

 

2 comentários:

Anônimo disse...

Não spoilaste... eu já comprei o segundo livro embora não tenha ainda começado o primeiro...

Madrigal disse...

Eu tento não escrever opiniões com spoilers. Por vezes torna-se difícil. Algumas vezes até acho que quem lê não acha o livro nada de especial precisamente porque omito muitos pormenores.

Eu já li que o segundo livro não é grande coisa. Eu ainda não sei se leio, mas o mais certo é não ler.