domingo, 22 de julho de 2018

A Alameda do Rei de Françoise Chandernagor

A vida dos reis é uma fonte inesgotável para a ficção. Os acontecimentos históricos que viveram e moldaram fazem deles figuras interessantes.
 
Não é a toa que existem muitos livros sobre estas figuras, contudo as mulheres que os acompanharam foram durante muito tempo figuras esquecidas. Há muitos anos atrás, alguns historiadores começaram a reconhecer mérito, no governo das nações, às rainhas.
Não é difícil encontrar numa livraria um livro sobre uma rainha... Há contudo falta de histórias sobre amantes, outra figura central na vida dos reis.
 
A Alameda do Rei é um desses raros livros que se debruça sobre a vida de Françoise d'Aubigné, mais tarde Madame de Maintenon, amante e mais tarde esposa do rei Luís XIV, o rei Sol.
O livro é narrado na primeira pessoa e pode ser visto como uma biografia romanceada.
 
A autora começa o seu relato com o nascimento de Françoise e termina com a sua morte. Ao longo do caminho ficamos a conhecer uma mulher que nascendo sem fortuna nada fazia prever que se tornasse amante do rei. Mas um golpe do destino levá-la a conhecer Madame de Montespan, amante do rei e mãe dos seus filhos. São esses filhos, que Madame de Maintenon ama como seus, que a levam à presença do Rei.
 
Este livro tem ainda o mérito de relatar muito bem a vida da corte, com as suas politicas e intrigas, está também muito bem escrito e foi um verdadeiro prazer ler.
 

 

Nenhum comentário: