quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Destralhar livros

O ideal seria que um livro fosse lido logo que é comprado ou no máximo nas semanas seguintes. Mas isso é uma utopia e raramente acontece...
Assim todos os amantes de livros acumulam livros! Eu não sou a excepção. Já tive mais disponibilidade financeira para comprar livros e nessas alturas comprava muito. Houve fases de excelentes promoções e eu aproveitava e acumulava. Actualmente compro menos.
 Este ano comprei seis livros. E ainda não tenho previsões de ler nenhum. Dois estavam com 50% de desconto, outros dois eram dois volumes e não quis ficar um sem o outro e um desses foi comprado com um cheque oferta. Outros dois foi para aproveitar o vale de aniversario da Bertrand. Até ao fim do ano, comprarei, se correr bem, o sexto volume da saga Outlander.
 
Ontem estive a ver um vídeo sobre a acumulação de livros, a pessoa que fez o vídeo dizia que tinha andado a dar uma volta às estantes e tinha decidido desfazer-se dos livros que não tinha lido. A verdade é que muitos livros ficam anos na estante mas para mim não faz sentido dá-los ou vendê-los sem os ler. Concordo que ler certos livros faz mais sentido na altura que são comprados e que depois o interesse até pode passar. Quem nunca comprou um determinado livro só porque sim que atire a primeira pedra.
 
Mas ao deitar fora um livro que se comprou porque sim podemos estar a deitar fora um excelente livro. Não diria isso de todos os livros que já li. Mas diria isso de uma boa parte. Se não tivesse lido possivelmente não iria voltar a comprar e talvez nunca ia ler e quem perdia era eu.
 
Não critico quem faça isso mas para mim não faz sentido....


 

2 comentários:

Eva sousa disse...

Por muito estranho que seja nesta estamos de acordo, eu colecciono livros, tenho imensos que nunca li e tenciono ler, como não pesquiso muito sobre livros ou compro por recomendação ou por impulso e alguns dos melhores que li foram impulsos... Outros impulsos continuam na lista por anos a vir... mas também nao me consigo desfazer assim dos livros, talvez porque seja uma ligação emocional. Com roupa desfaço-me melhor da que não usei do que das peças que usei e gostei apesar de serem de ocasião e não se usem todos os dias. Mas acho é que os vídeos de pretensos minimalistas a deitarem coisas fora estão na moda, mas depois quando se vai ver percebemos que no fundo não são minimalistas e provavelmente vão comprar mais a seguir, acho que é uma tendência.

Madrigal disse...

Eu só me desfaço dos livros que li e não gostei. Se gostar fico com eles. O que para mim não faz sentido é dar livros que não li... Assim como não sou fã de não ler até ao fim. Leio sempre mesmo quando não estou a gostar.

p.s: eu tb acho que o minimalismo é mais moda :D