sexta-feira, 26 de março de 2021

A História de uma Serva de Margaret Atwood

 Nos últimos anos a televisão tem sido invadida por adaptações de livros. Não que isso não tenha acontecido desde sempre mas o aparecimento das plataformas de streaming como a Netflix parece ter inpulsionado isso.

A meu ver isto é melhor do que o cinema pois em televisao há mais tempo para esmiuçar os aspectos dos livros. Além disso, em muitos casos a série continua mesmo nao havendo livro. Para mim apreciadora de séries e livros tornou-se uma forma de conhecer novos livros e sobretudo novos autores.

O problema é que depois de ver a série tenho-me questionado se vale a pena ler o livro. Na maioria das vezes voto a favor, mas em muitos casos não me parece que vá acrescentar algo sobre a história. Muitas vezes também prefiro guardar a série e não misturar com o livro.

No caso deste livro, em particular, tinha-me decidido não ler o livro depois de ver a série. Mas quanto mais vi a série, afinal continua depois do livro original ( há uma continuação mas é recente) mais vontade tinha de ler na fonte o conteúdo da série.

A História de uma Serva é uma distopia e que assusta. Talvez porque acredito que possa tornar-se real. Temos assistido a um grande declínio de fertilidade, temos muitas mulheres que não querem ter filhos ( têm todo o direito de o fazer) e por isso não é difícil acreditar que medidas possam ser tomadas nesse sentido. Talvez não tão graves como neste livros, mas igualmente castradoras, afinal ao fim de contas a sociedade continua a castrar mais a mulher do que o homem, por isso seria "normal" que a mulher fosse considerada um objecto que serve apenas para procriar...

Nenhum comentário: