terça-feira, 7 de junho de 2022

Pão Com Fiambre de Charles Bukowski

 Há já algum tempo que tinha vontade de começar a ler Bukowski. A minha curiosidade vinha de ter lido algumas frases suas e de as ter achado interessantes. É fácil de ver que tinha boas expectativas.

Muitos escritores conseguem cativar pela história ou as personagens, outros pela forma como escrevem. No caso de Bukowski nada disso me conquistou, ler foi uma verdadeira tortura. Nunca desisti de ler um livro mesmo que não tivesse a gostar, mas se fosse esse o meu hábito nunca teria chegado ao fim do livro.

Henry Chinaski parece estar sempre no mesmo loop: beber e andar à porrada, não tem objectivos de vida. E tudo isto não me parece interessante, mas até podia ser, se o livro não repetisse constantemente o mesmo.

As tais frases que me cativaram estão lá, mas não são suficientes para me fazer gostar. A meu ver o escritor foi sobrevalorizado. Contudo e como sempre acontece com os escritores que leio pela primeira vez darei uma segunda oportunidade.


Nenhum comentário: