segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Considerações Literárias Avulsas 2

Já vi diversas vezes a série  que adapta o livro " Tess of The D'Urbevilles" do Thomas Hardy e agora ao ouvir o " A Pair of Blues Eyes" do mesmo autor, há algo que continuo a não entender, o porquê de nas duas estórias, os homens que se apaixonam pela protagonista, terem um sentimento de possessão muito forte sobre ela; uma vontade de serem os únicos na vida delas, de querer saber tudo o que aconteceu com anteriores namorados que se torna uma obsessão, um obstáculo à continuação do romance.
Passou cerca de um século desde que Thomas Hardy viveu, mas ainda há muitos homens que querem saber tudo, e porquê? talvez medo de serem comparados, talvez porque o pensamento arcaico ainda predomine e queiram alguém de coração e alma puro, muito difícil de encontrar. Afinal nós somos o produto de tudo aquilo que nos vai acontecendo e isso torna-nos a pessoa por quem eles se apaixonam. Se fossemos diferentes eles passariam por nós e não notariam a nossa existência.
São coisas que não entendo, na volta porque como diz a personagem do Clive Owen no filme Closer: vocês mulheres não entendem o território, porque são o território...

Nenhum comentário: