segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Para os homens que me lêem

Este post é dirigido aos homens que me lêem e que comentam o meu blogue de forma bastante assídua. :) Poderá haver outros mas como só estes comentam, só estes conheço e a bem da verdade o blogue é pouco visitado, mas isso agora não interessa .
O que eu quero não é nada de muito importante e é até simples. Como sabem sou colaboradora de um blogue dedicado a Jane Austen, uma das minhas colegas falou no fato de só mulheres comentarem e também só mulheres participarem no blogue, perguntando se ela apenas apelaria ao sexo feminino.
A minha pergunta para vocês homens é: já algum dia leram ( sim parece-me que são bons leitores :)) um livro da Jane Austen? Se não leram, já ouviram falar dela?
Se a estas respostas responderam de forma positiva, o que pensam sobre ela? Se responderam de forma negativa, gostariam de ler? Estariam dispostos a aceitar o desafio de ler e depois comentar sobre o assunto nos respectivos blogues?
Há tantos desafios parvos por essa blogosfera fora que este seria um com um bocado de acrescento. Se quiserem digam alguma coisa. :) E se não quiserem amigos na mesma. :)

4 comentários:

Menphis disse...

nunca a li mas conheço. E estou disposto a ler. E se queres que te diga estive mesmo para comprar um livro dela na Feira do Livro Usado que se está a realizar. Já agora, sugestões para inicio?

Madrigal disse...

a resposta dava um post!! lol
mas se queres que te diga penso que o melhor é mesmo leres Orgulho e Preconceito, é neste livro que a critica social e o humor dela são mais perceptiveis. Nos outros tb existe mas dilui-se mais com a estória. Emma, por exemplo sendo mais extenso pode tornar-se maçador para um leitor de primeira viagem. Persuasão, sendo o último que ela escreveu está tudo mt mais refinado. Sensibilidade e Bom senso tb pode ser uma boa escolha para a primeira leitura. Mas, definitivamente é melhor começares por Orgulho e Preconceito.
Menphis fica à espera da tua "review". :)

Anônimo disse...

Nunca li nada sobre ela, mas já ouvi falar. Creio tamhém que já houve séries baseadas nos livros dela, que mesmo não sabendo nada, creio que sao do género da Condessa de Segur e outras muito inspiradas no universo feminino. Hei-de saber mais :)

Madrigal disse...

Martini, só uma pequena ressalva, a Condessa de Segur escreveu essencialmente para crianças, enquanto que Jane Austen escreveu para adultos. :)
Agora, é verdade que os livros já foram adaptados para séries e tb filmes. No tempo que Jane viveu a mulher não podia exercer quase nenhuma profissão, casar era uma obrigação se não quisessem ficar às sopas da familia depois da morte dos pais. Naturalmente que Jane falou mt disso nos seus livros. Se vivesse hoje possivelmente falaria de outra coisa. O que mais gosto dela é a forma como ela critica a sociedade fá-lo de uma forma tão irónica que qualquer um irá rir, é aquele humor mt british. Além disso os livros apesar de já terem 200 anos, continuam atuais. Ainda há umas semanas lia um bocado de um dos livros por causa do blogue e achei piada a como uma cena era mt atual. Uma das familias dá um jantar para outra e a determinada altura, estando as mulheres sozinhas, era hábito os homens sairem para fumar após o jantar. Elas começam a falar dos filhos e qual seria o maior em tamanho dado que eram da mesma idade e elas, as mães como queriam agradar acabavam por achar que o outro era maior. Jás as avós favoreciam os respectivos netos, há uma fulana que quer agradar a ambas e acha que os dois miúdos são iguais. Enfim, ainda hoje as pessoas são um bocado assim. Além de ela dizer que quando os homens sairam o ambiente ficou sem assunto ou com assuntos mt femininos. lol