quinta-feira, 19 de março de 2015

Comprar Livros

Sou uma apaixonada por livros e tenho uma biblioteca bastante simpática. Já houve alturas em que comprava livros quase todas as semanas. E claro a velocidade de leitura não acompanhava as compras. Depois veio a crise, o desemprego e as compras foram reduzidas. Mas com a crise também vieram as promoções. Muitos descontos de 50%, muitos pague um e leve dois. E por isso mesmo pude continuar a comprar livros. Claro que muito mais ocasionalmente e apenas quando o orçamento permite.
No inicio do ano dei por mim pensar que vários livros que tinha comprado, durante o ano anterior tinha efectivamente lido, mas muitos outros ficaram por ler. E claro os que já tinha continuaram também por ler.
Isto fez-me pensar que se calhar se não tivesse aproveitado certas promoções talvez tivesse lido outros livros. Por outro lado, talvez pudesse ter canalizado o dinheiro para outros livros que tenho na wishlist.
Tendo em conta isto tudo pensei que este ano vou evitar comprar livros em promoções. Só comprarei livros em promoções que preveja ler a curto prazo ou vá a médio prazo. Penso que deste modo irei reduzir significativamente a minha pilha.

2 comentários:

Menphis disse...

Confesso que o ano passado tive a mesma decisão: comprar nas promoções só livros que achasse mesmo que valessem a pena. Por exemplo,na Feira do Livro preferia ir à parte dos alfarrabistas do que ás editoras propriamente ditas. Um livro novo agora, passado meio ano está com uma baixa de preço por isso comprar logo quando saio acho que não vale a pena. Ainda por cima descobri que comprar no OLX pode ser muito mais barato. Este ano tomei outra decisão: não comprar livros. Estou a dar uma volta pela biblioteca e ler aqueles que me faltavam ler. E estou a dar-me bem com isso. Sinceramente, não acho que os livros são caros, mas acho que nós, os leitores, temos de procurar tentar comprar mais em alturas em que os preços baixem.

Madrigal disse...

eu tb gostaria de conseguir tomar a decisão de não comprar livros e cumprir, mas é difícil. EU tb não acho os livros caros, excepto um ou outro caso que acho caro tendo em conta o número de páginas. E sim devemos aproveitar as baixas de preços que se tornaram uma constante nos últimos tempos.