quinta-feira, 31 de março de 2022

Bela de Cristina Silva

Desde que li os primeiros poemas de Florbela Espanca nos livros de escola que foi amor à primeira vista. 
Com o tempo fui descobrindo algumas coisas sobre a sua vida e senti-me fascinada. Florbela Espanca teve uma vida muito diferente das mulheres da sua época, em parte porque escrevia, em parte porque se casou 3 vezes....

Há uns anos fizeram um filme sobre ela. Além de ser incompleto, pois só abordava os últimos anos da sua vida, também tinha um guião defeituoso. Eu percebo a ideia de usar frases da própria encontradas nas cartas que escreveu, mas tirá-las do contexto e po-las num guião só cria confusão. Faltou uma adaptação do que ela disse para tela.

Tinha algum receio antes de iniciar a leitura deste livro, como não conhecia a autora temi que saísse daqui uma gatafunhada sem sentido. Felizmente estava enganada. A Cristina Silva escreve muito bem, para além disso vai ao fundo das várias personagens, em especial de Bela. É certo que Cristina Silva não testemunhou os eventos que relata, pesquisou e naquilo que terá encontrado dúvidas, inventou. Não há mal nisso, um livro sobre uma pessoa real não precisa de ser factual para ser bom. O que precisa é de nos dar a conhecer alguém e querer conhecer a sua obra. Neste caso concreto já conheço, mas se não conhecesse já estava a pesquisar sobre ela. E isto é o melhor elogio que se pode dizer de uma biografia romanceada. 

Nenhum comentário: