sábado, 9 de julho de 2022

O Ano da Dançarina de Carla M. Soares

 Há uns anos li o primeiro livro da Carla M. Soares, gostei do livro e achei que a Carla tinha imenso potencial como escritora. Este livro é mais trabalhado e nota-se claramente que a autora evoluiu na escrita.

Escolhi este livro porque tinha muita curiosidade sobre o Portugal no fim da Primeira Grande Guerra, a minha curiosidade foi aguçada pela série portuguesa Vento Norte, exibida da RTP1. 

É uma época que não se encontra muito nos livros pois a maioria dos novos escritores prefere o tema já esgotado do Fascismo. 

No Ano da Dançarina conhecemos a família Lopes Moreira, uma família rica com vários filhos. O nosso protagonista é o filho mais velho, Nicolau, que se alista e vive os horrores da Primeira Grande Guerra. Volta ferido no corpo e na alma a Lisboa para tentar recomeçar.

A autora fala de diversos momentos históricos, 1918, foi um ano agitado e marcado pela famosa Gripe Espanhola. É um pouco estranho ler determinadas passagens do livro e pensar que há bem pouco tempo também nós sofremos uma epidemia e continuamos a sofrer, embora as restrições não sejam tão severas.

Para terminar gostaria de dizer que gostei muito deste livro tanto da história como dos personagens. E se a RTP tivesse antes adaptado este livro em vez de criar uma história de raiz tinha sido mais feliz. Vento Norte falha em muitas coisas, mas a principal é a de ter criado uma história que podia ter sido muito mais rica. 

Nenhum comentário: