domingo, 24 de julho de 2022

O Assassinato do Arquiduque de Greg King e Sue Woolmans

 Não conhecia este livro e por isso não fazia parte daquela lista de livros a ler um dia. Mas vi-o numa promoção da Bertrand e achei interessante. 

Quando comecei a ler pouco ou nada sabia sobre o Arquiduque Francisco Fernando, herdeiro do trono ao Império Áustria-Hungria. O seu assassinato, em 1914, foi como o acender de um fosforo, que desencadeou a Primeira Guerra Mundial.

Eu esperava um livro chato, cheio de factos, afinal não é uma biografia romanceada, mas sim uma biografia a sério. Felizmente estava enganada e a leitura foi tão empolgante como se fosse ficção escrita por um grande autor. 

É sempre interessante conhecer figuras históricas cujo o destino determinou a vida de tanta gente no continente europeu. Ainda mais quando penso que este Arquiduque só se tornou herdeiro do trono porque o filho do imperador se suicidou e embora tivesse filhas estas não estavam na linha de sucessão. Se o verdadeiro herdeiro tivesse vivido para reinar, o destino de Francisco Fernando tinha sido outro. Não tenho tanta certeza se não haveria guerra, afinal todos os motivos são válidos para declarar guerra e invadir os países vizinhos...


Nenhum comentário: