quarta-feira, 6 de maio de 2009

William Butler Yeats

( pintura de John Singer Sargent)
No meu aniversário, uma amiga que vive na Irlanda do Norte ofereceu-me um cd com poemas de William Butler Yeats. Confesso que nunca ouvira falar dele ou talvez já tivesse ouvido mas tivesse confundido com Keats, uma vergonha já que Yeats é o maior poeta da Irlanda e ganhou o prémo Nobel em 1923.
O Cd, aliás o duplo cd é uma mistura de biografia com poesia, somos levados a conhecer a vida deste poeta e também alguns dos seus mais importantes poemas.
Pessoalmente ainda não sei se os audiolivros são uma boa ideia, os únicos que tenho são lidos pelo meu actor favorito, o Toby Stephens e a minha opinião é BASTANTE parcial em relação aos mesmo, mas tenho a certeza que a poesia foi feita para ser dita e até gosto de ler os poemas em voz alta.
Existem no nosso mercado alguns audiolivros, mas são ainda poucos. Uma coisa é certa as nossas editoras podiam pegar nesta ideia e dar à luz alguns cds iguais a este. Já vi um audiolivro com poemas de Fernando Pessoa, mas ainda é pouco, muito pouco e claro eram só poemas. Na minha modesta opinião todos os autores que nasceram antes dos anos 60, tiveram sempre de alguma forma envolvidos na vida politica e social da sua época e é sempre interessante saber esses pormenores, até porque muitas vezes influenciam a escrita, por isso a sua biografia é tão importante como a sua escrita.
Yeats, em termos de vida lembra-me o nosso Garrett, e fiquei tão fascinada por ele que já comprei uma biografia e a edição completa de poemas.

Nenhum comentário: