sábado, 6 de abril de 2013

alguns livros que têm sido editado por cá nos últimos tempos são livros que já li em inglês... cada vez que leio algumas opiniões de bloggers a quem os livros são dados para reviews questiono até que ponto as editoras não andam todas a deitar dinheiro ao lixo com esta coisa de lhes dar livros.
A maioria não lê mais livros do que aqueles que lhes são dados, isto é negativo porque os seus interesses literários não existem ou a existir são anulados em prol da editora, além disso maioria são lidos por frete porque os gostos literários estão noutros livros e não naqueles.
Isto resulta em criticas más, não que as mesmas sejam negativas, raramente o são e quando há aspectos negativos são sempre suavizados com frases: eu não gostei muito porque não gosto de personagens que vivem em Nova Iorque prefiro que vivam em Paris ou algo assim.
O sistema das editoras darem livros para criticar requeria da parte destas algum esforço, uma avaliação do blogue para perceber quem é o leitor que está do outro lado. Parece-me a mim que esse trabalho não existe, até duvido que as editoras ( a maioria) façam um trabalho em que percebem o que querem ler os leitores porque continuamente vejo queixas de séries que começam e nunca acabam, de outras que são sucessos lá fora e cá dentro pouco ou nada se fala nelas.
Mas voltando às criticas e se alguma editora ler isto, o meu conselho é avaliarem, perceberem quem eles são e só depois avançar com parcerias. Se assim fosse todos ganhariam, porque quem conhece bem um género sabe melhor avaliá-lo que quem não conhece, eu seria péssima para ler fantasia, por exemplo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Como eu concordo contigo... Só recentemente adquiri a minha primeira parceria e quando o fiz foi com uma editora que conheço bem e da qual leio muito e pedi apenas os livros que me interessavam realmente pois isto tem de ser cuidado não das editoras como dos bloggers, afinal, para que ler algo que não faz o nosso género só porque é gratuito?

Madrigal disse...

Se fossem todos assim, tanto leitores, como bloggers como as editoras ficavam a ganhar. é uma área onde a segmentação do mercado faz muito sentido.