quinta-feira, 24 de março de 2011

As listas de livros

Tenho aqui por casa, um livro intitulado "1001 Livros para ler antes de morrer" acho que são 1001, já que algum tempo que não pego no livro e nem sei bem onde está...
A questão é que comprei o dito livro não pela lista mas sim porque o mesmo trazia gooddies, leia-se uma imagem do manuscrito original de Jane Eyre, um dos meus favoritos. O livro apresenta outros livros e antes de ser editado em português foi objeto de uma revisão para incluir títulos em português. Na minha modesta opinião acho que o livro assim está completo ou tão completo quanto possível.
Meia volta em blogues, fóruns ou jornais aparecem as famosas listas de livros para se ler antes de irmos ver como será a vida depois da morte. Estas listas nunca trazem ou melhor quase nunca trazem nada de novo, além dos repetentes, entenda-se aqueles que estão sempre nas ditas listas, quase não há autores novos, isto significa que há um certo consenso entre listas, mas as mesmas pecam quanto a mim por não terem autores portugueses e quem diz portugueses, diz brasileiros, diz espanhóis, diz outras tanta nacionalidades. A lista é quase exclusiva de autores ingleses ou americanos onde figuram nomes como Flaubert, mas só porque a sua Madame Bovary é muito conhecida. 
Por isto tudo estas listas valem muito pouco para mim, só valeriam se tivessem pelo menos um escritor de cada país, e mesmo assim ainda seria incompleto.
Vou escolhendo as minhas leituras baseada nos meus próprios critérios, sugestões alheias mas de confiança, livros que chamam a atenção pela sipnose, vontade de conhecer o escritor e não em listas às quais não dou muito valor.

Nenhum comentário: