quarta-feira, 9 de março de 2011

A educação através dos filmes

Há umas semanas, estando eu um pouco aborrecida e sem nada de especial para fazer decidi ver os filmes da Sissi. Para quem não conhece Sissi, foi a imperatriz da Áustria no séc. XIX e uma figura bastante interessante.
Foi através destes filmes, são 3 no total, alemães dos anos 50, que descobri esta mulher e desde logo me chamou a atenção. Claro que os filmes têm muito pouco de verdade sobre a verdadeira Sissi e são mais aquele género agua com açúcar para fazer sonhar as mentes mais românticas. Mas o que é certo é que conheci Sissi e desde aí já comprei dois livros sobre ela e tenho na minha wishlist um terceiro.
Em tempos conheci num fórum uma rapariga húngara que também era fã de Sissi, uma rapariga que apesar de jovem era muito culta, um contraste com muitos jovens portugueses... Uma vez disse-me ela: sabes, eu costumo dizer que me educo através dos filmes, aprendo muita coisa a vê-los. Ela tinha razão ver filmes que falem de figuras ou acontecimentos históricos é uma forma de educação, claro que temos de perceber que estamos a falar de ficção e que muitas vezes para efeitos dramáticos a verdade histórica é alterada, mas lá está pode ser uma forma de despertar para as verdadeiras pessoas ou história. Pena que as pessoas não consigam ver isso e considerem este género de filmes aborrecidos. No caso da Sissi, até existe uma ligação a Portugal, uma vez que por motivos de saúde passou algum tempo na ilha da Madeira, existe lá uma estátua dela, onde exactamente não sei dizer já que nunca lá estive...

2 comentários:

Anônimo disse...

Resta saber se esses filmes da Sissi tratam da História da altura ou se são apenas aventuras românticas, pois aí já deixam de ser educativos para serem "mais do mesmo" se bem que com outras vestes. Mas no geral concordo e gosto do "drama histórico" com especial interesse por filmes que abordem as "brigadas vermelhas" da Itália, que é diferente de filmes sobre a máfia (não os suporto nem entendo a sua popularidade) ou filmes sobre a guerra fria como "A vida dos outros" que aconselho.

Quanto à estátua da Sissi na Madeira, terra que eu conheço bem (a minha costela materna é de lá) nunca ouvi falar de tal busto, mas como existem alguns parques muito bonitos no Funchal é prováve que exista.

Madrigal disse...

começando pelo fim, claro que existe se procurares no google encontras e como conheces a terra de certeza que saberás onde fica. :)
Embora os filmes falem da questão com a Hungria, estão longe de serem educativos a esse nível, mas qd os vi pela primeira vez tinha para aí dez, onze anos e ainda acreditava em princesas e principes e daí ter ficado sp com um carinho pelos filmes, mas tenho a perfeita noção que aqueles pouco ou nada ensinam acerca da verdadeira Sissi, mas lá está a mim acabaram por despertar para querer conhecer a verdadeira Sissi. Assim como outros nos podem ensinar sobre a estória.