quarta-feira, 6 de julho de 2011

Andei na Bertrand do Dolce Vita e depois passei pelo Continente e uma coisa que reparei é que nunca como agora esteve o romance histórico tão em alta, pelo menos que me lembre. A grande maioria dos livros em destaque pertence a este segmento e a grande maioria dos livros de romance de cordel, como eu gosto de lhes chamar, são também passados noutras épocas. Já sei distinguir estes livros nas livrarias pelos seus títulos sugestivos, pelas capas e pelos nomes sempre femininos das autoras e claro as editoras. Se eles não se vendessem tenho a certeza que não se publicavam, pelo menos em tão grande número. Nunca como agora houve tão poucas séries de época na televisão. Há muitos anos havia um espaço semanal para elas na RTP2, e não, não deixaram de existir séries destas, deixou foi de haver vontade de as exibir, acho eu. Não deixa de ser um facto curioso esta antítese, se assim quiserem chamar. Talvez se a BBC começasse a adaptar os livros romance de cordel, a televisão portuguesa os começasse a exibir.

2 comentários:

Anônimo disse...

O problema dessas séries não sereme exibidas tem haver com aspectos comerciais e de novidade, ou melhor, da falta dela (da novidade). Quem vê uma série baseada em romances de "cordel" já viu todas. Faço a comparação aos filmes do Van Damme e do Steven Seagel que são exatamente a mesma coisa, e disso já falei também e me questiono o porquê de ainda serem exibidos hoje em dia...

Madrigal disse...

Martini, para mt gente os filmes do Van Damme são cinema e do bom.
os romances de cordel não são adaptados para televisão até pq espremidos dariam 20 minutos de filme e o resto seriam beijos e amassos, pelo menos na maior parte deles.
Agora o que está errado é as séries de epoca e filmes quase não passarem na nossa televisão, essas de certeza que não são sp a mesma coisa.
de resto, há muitas series parecidas na tv e nem por isso o pessoal deixa de ver.