domingo, 28 de agosto de 2022

A Louca da Casa de Rosa Montero

 Um romance? Um ensaio? Uma autobiografia? A Louca da Casa é, em qualquer dos casos, a obra mais pessoal de Rosa Montero: uma viagem através do misterioso universo da fantasia, da criação artística e das recordações mais secretas da própria autora, que neste livro empreende uma viagem ao mais profundo do seu ser através de um jogo narrativo pleno de surpresas, onde literatura e vida se misturam num cocktail afrodisíaco de biografias alheias e de autobiografia romanceada. E assim descobrimos, por exemplo, que Goethe adulava os poderosos, que Tolstoi era um energúmeno, que Rosa, ela própria, em criança, se julgava anã, e que, com vinte e três anos, manteve um extravagante e arrebatador romance com um ator famoso. Todavia, não devemos fiar-nos por completo em tudo o que a autora conta sobre si mesma: as recordações não são sempre o que parecem.

Esta é a sinopse deste livro e resume-o muito bem!! 


sábado, 13 de agosto de 2022

Os Médici de Franco Cesatti

 Não é difícil perceber pelo titulo sobre o que é este livro. Os Médici foram uma das famílias mais importantes da história italiana. Durante muito tempo foram uma família importante de Florença e eventualmente subiram ao poder. O livro é muito interessante mas é algo incompleto, somente porque muitas figuras da família mereciam um livro sobre a sua vida. 

domingo, 7 de agosto de 2022

A Sedução de Wilde de Eloisa James

 Há uns anos li um livro da Eloisa James e não fiquei impressionada. Não são o tipo de livro que impressiona, mas na altura fiquei desapontada com o livro e achei por bem evitar esta autora.

No entanto e muitas vezes há sempre um entanto, gostei da sinopse deste livro. Talvez por ser diferente do habitual neste tipo de livro. Comecei a ler e voilá, fiquei presa no desenrolar do livro. É certo que não há grandes surpresas mas a forma como tudo se vai desenrolando cativa. Voltarei a Eloisa James no futuro, sem dúvida!