O que dizer sobre este livro? É uma leitura que nos agarra à medida que vamos avançando. Escrito nos anos 20 do século passado continua super actual. Por estes dias fala-se muito sobre o filme da Barbie (ainda não vi) mas quem viu diz que o mesmo critica o patriarcado. Neste livro a autora também faz isso e vai até mais longe colocando a questão: o que é ser homem? o que é ser mulher? Claro que o faz através de uma fábula, pois é impossível deitar-se homem e acordar mulher. Mas tantos anos volvidos continuamos a questionar tudo o que ela questiona. Se houvesse uma verdadeira evolução estas questões já não existiriam porque a igualdade de género seria uma realidade, como ainda vamos atrasados leiam este livro e surpreendam-se com a biografia de Orlando.
segunda-feira, 31 de julho de 2023
quinta-feira, 20 de julho de 2023
A Princesa de Cleves de Madame de Lafayette
O que dizer deste pequeno livro? Comprei-o porque erradamente achei que falava de uma das esposas de Henrique VIII. Erro meu por nunca ter lido com mais atenção a sinopse.
Mas o que podia ser um livro facilmente esquecido revelou-se uma agradável leitura.
Passado na corte francesa, o livro conta uma história de amor daqueles tempos, mais concretamente 1678, com todos os ingredientes que havia na altura. O livro está ainda cheio de detalhes sobre a corte e os reis dessa altura.
quinta-feira, 13 de julho de 2023
Heart And Soul de Maeve Binchy
Um livro extremamente aborrecido. No inicio fez-me lembrar o filme Love actually por acompanhar várias personagens que se cruzam mas à medida que avançou foi desiludindo. Nenhuma personagem cativava, nenhuma tinha uma história interessante ou uma personalidade. Tudo isto resultou numa leitura aborrecida e fez a leitura muito penosa....