sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Os Testamentos de Margaret Atwood

 Este livro continua A História de uma Serva mas pode muito bem ser lido sem se ter lido o primeiro. Se no primeiro conhecemos Gilead pelos os olhos de uma serva aqui conhecemos pelos olhos de uma das Tias e pelos olhos de uma filha de um dos Comandantes. São perspectivas diferentes do primeiro mas a opressão é a mesma. Vi algumas criticas negativas mas não achei que fosse mais fraco que o primeiro, a qualidade é igual e a angustia pelo que fazem às mulheres em Gilead mantem-se. Bom seria que eu pudesse olhar para este livro e pensar: isto nunca vai acontecer. Atualmente não tenho tanta certeza disso...



sábado, 5 de outubro de 2024

Até para o ano em Havana de Chanel Cleeton

 Este é um livro contada a duas vozes. Por um lado Elisa Perez, uma jovem de boas famílias que vive em Cuba antes da revolução de Fidel Castro e por outro Marisol uma das suas netas. Ao mergulhamos neste livro mergulhamos num mundo diferente daquele que conhecemos. Nós tomamos a liberdade por garantida mas esquecemo-nos que não é assim em todos os países do mundo. 

O livro tem muitos aspectos interessantes sobre como era a vida em Cuba antes da revolução, a própria revolução e como o país continuou depois da mesma. Não há muita ficção sobre assunto e isso torna o livro refrescante. O problema é que noutros aspectos a história é um bocado cliché. 

Classificaria o livro como bom entretenimento e até tenho curiosidade em ler outro livro desta autora que se foca noutro membro da família Perez.