Há uns anos vi a adaptação deste livro, gostei muito e quando soube que tinha tido uma edição portuguesa decidi ler. Como em todas as adaptações há diferenças entre o livro e o filme. Confesso que fiquei algo desiludida. Estava à espera de mais. Não sei se a memória me atraiçoa mas tinha uma ideia que Angel era alguém que vivia no seu próprio mundo e que acreditava naquilo que inventava sobre si... Aqui parece ser apenas chata. Não sei, também gostei mais do Esmé no filme. Aqui parece que só casa com ela porque sim. Terei que rever o filme e perceber se o tempo moldou a minha memória ou se houveram adaptações significativas no filme.
domingo, 17 de agosto de 2025
terça-feira, 5 de agosto de 2025
Unorthodox de Deborah Feldman
terça-feira, 22 de julho de 2025
Um Bom Partido de Curtis Sittenfeld
domingo, 6 de julho de 2025
Memórias das minhas putas tristes de Gabriel Garcia Márquez
Um dos meus livros preferidos é o Cem anos de solidão, também gostei do Amor nos Tempos de Cólera. Se eu gostei deste? Sim e não. Eu gosto da escrita do Gabo e da forma como nos envolve na história que conta. O meu problema foi um velho de 90 anos querer uma virgem, menor de idade como prenda de anos...
terça-feira, 1 de julho de 2025
Desperate Romantics de Franny Doyle
Vi uma série da BBC que adapta este livro. Por isso mesmo achei que isto era uma ficção. Não é. É uma biografia do grupo de pintores que agitou as águas da arte na Era Vitoriana. Escrito de forma simples e acessível o livro será bom para quem quiser conhecer o percurso geral deste grupo de artistas. No fim é incluída uma bibliografia que poderá ser útil a quem quiser saber sobre um dos artistas em especifico.
sexta-feira, 13 de junho de 2025
Eça de Queirós de Maria Filomena Mónica
Resumidamente este livro é uma biografia de Eça de Queirós. De forma mais extensa pode-se dizer que é uma excelente oportunidade para conhecer e perceber quem foi Eça de Queirós, o que pensava, o enquadramento dos seus livros na sua vida e um fresco da vida politica e social daquela altura. Não pensem que o livro é ficção. É biografia mas lê-se quase como se fosse um livro do Eça. Destaco ainda a extensa bibliografia consultada pela autora, esta pode servir de referencia para quem quiser saber mais pormenores do escritor em determinada altura ou aspecto da sua vida.
quarta-feira, 21 de maio de 2025
Beatriz de Portugal de Paula Cienfuentes
terça-feira, 6 de maio de 2025
Mulheres de Charles Bukowski
Não tinha gostado nada ou melhor tinha detestado o Pão com Fiambre. Decidi dar uma nova oportunidade e não gostei. Sim esta opinião é curta e grossa como a escrita do Bukowski que não vale metade da fama que tem...
sexta-feira, 18 de abril de 2025
O Assasinato de Margaret Thatcher de Hilary Mantel
Este livro é formado por vários contos. Acho que nunca tinha lido um livro assim. A vantagem do formato conto é que se lê um ou vários por dia e não fico com a história a meio ou ansiosa por o que vai acontecer a seguir. O problema, se é que se pode chamar assim, é que fiquei a pensar na história. Temos aqui várias muito diferentes mas todas parecem ter algo que dá que pensar. Parece também muitas vezes que aquela história não acaba ali e fica no sabor da minha imaginação imaginar o que acontece a seguir. Só para terminar gostaria de salientar que a Hilary Mantel escreve muitíssimo bem e é uma grande falha a obra dela não estar toda traduzida para português.
quinta-feira, 10 de abril de 2025
Os Leões da Sicilia de Stefania Auci
Uma saga familiar tinha todos os ingredientes para me agradar. Comecei a ler com algum receio e rapidamente me apaixonei pela família Florio. Uma família que vem da pobreza e que luta durante o inicio do sec XIX para subir na vida. Ao mesmo tempo que vemos esta família, vamos acompanhando a profunda agitação por que passa a Itália nesta altura.
quarta-feira, 19 de março de 2025
Ross Poldark de Winston Graham
Ross Poldark é o primeiro livro da série Poldark. Conheci os livros através da série. Gostei e pensei em ler. Não fiquei desiludidada e fiquei ansiosa para voltar à Cornualha dos finais do sec. XVIII.
quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025
Lanzarote de Michel Houellebecq
Foi o primeiro livro que li deste autor. Não sabia o que esperar. Tinha ouvido boas reviews sobre o Serotomina e foi isso que me motivou a comprar este ( estava em promoção)
Comecei a ler e não vi uma história ou um fio condutor. Não me cativou. A escrita é boa. Mas terei de ler mais para decidir se vale a pena investir neste autor ou não.
sábado, 22 de fevereiro de 2025
A Praia das Pétalas de Rosa de Dorothy Koomson
Desta autora já tinha lido A Filha da Minha Melhor Amiga. É um livro mais leve e mais bonitinho. Este leva-nos por caminhos que nos fazem pensar. Em vários momentos pensamos que é o tipo de historia que não é feita para agradar mais sim para mostrar a realidade feminina. Muitas vezes as mulheres abdicam de si em prol do marido e dos filhos. Neste caso e como acontece muitas vezes o marido não merecia a mulher que tinha. É curioso que logo num dos primeiros diálogos entre a Tami e o seu marido se percebe que ele a está a manipular. E a medida que a história avança percebemos que aquilo não foi um erro de julgamento...
Com A Filha da Minha Melhor Amiga fiquei com vontade de ler outros livros da Dorothy Koomson este demonstrou-me que o meu palpite estava certo!!
terça-feira, 28 de janeiro de 2025
A Felicidade Nunca Vem Só de Nora Roberts
segunda-feira, 13 de janeiro de 2025
O Inverno do Nosso Descontentamento de John Steinbeck
Descontamento foi o que senti ao ler este livro. Foi uma desilusão. Não achei nada remotamente interessante. Tenciono dar outra oportunidade a Steinbeck mas duvido que me vá entusiasmar...