quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Teorias Interessantes

Há dias vi um documentário sobre a Isabel I, a Rainha Virgem, o documentário focava-se nos motivos que a levaram a ficar solteira. Entre os vários motivos apresentados, o mais interessante era que ela tinha morrido ainda criança e os criados com medo da ira do pai dela ( Henrique VIII) a tinham substituído por um rapaz parecido com ela e que até era aparentado com a família, daí ela ou melhor ele não tinha casado senão a verdade era descoberta.
Hoje estreia o filme Anónimo, que se foca na teoria que as peças e poemas escritos por William Shakespeare não foram escritos por ele, mas sim por outra pessoa, neste caso o 17º Conde De Oxford, Edward de Vere, segundo sei existem outros pretendentes à obra de Shakespeare.
Quanto menos informação existe sobre alguém mais teorias podem surgir. No caso de Isabel tendo em conta o contexto histórico, não é difícil imaginar tal ideia, pois era mais plausível era que um homem pudesse dominar e não uma simples mulher.
No caso de Shakespeare dada a sua pouca escolaridade, como podia ele escrever coisas tão boas? Ambos são vitimas de preconceitos, na minha opinião até porque muita gente tem uma grande educação e não escreve por aí além, outros homens que dominaram não foram tão bons como ela, se repararem há dezenas senão mesmo centenas de filmes sobre ela e livros. De outros Reis a literatura parece não falar e o cinema também não. Até prova em contrário são teorias que valem sempre a pena explorar.

Nenhum comentário: