terça-feira, 26 de dezembro de 2017

A Morgadinha dos Canaviais de Júlio Dinis

Uma vez dissera-me que o Júlio Dinis era parecido com a  Jane Austen. Agora que já li posso dizer que há alguma semelhança mas acho que a Jane Austen ganha. O nosso Júlio critica a sociedade tal uma a Jane faz, falta-lhe, contudo, uma maior ironia e sentido de humor que a Jane tem e eu adoro.
 
O livro começa com a viagem de Henrique Souselas até uma aldeia do Minho onde vive uma tia. Quando lá chega dá-se o inevitável choque da cidade com o campo. Henrique depressa esquece as moléstias que o tinham lá levado ao conhecer Madalena, a Morgadinha dos Canaviais.
 
Depois de alguns atritos, desventuras e afins lá chegamos ao tão desejado happy ending.
 
Eu achei este livro delicioso, mas sou suspeita pois gosto de clássicos e são raros os que não gosto. Apesar da simplicidade da trama, Júlio Dinis é um escritor que sabe escrever, tem bons diálogos e aqui e ali dá umas frases que apetece citar. Foi a minha estreia com ele e será certamente um autor ao qual voltarei um dia.

 

Um comentário:

Eva sousa disse...

Eu gosto muito, o meu preferido é o "Os fidalgos da casa mourisca" enquanto nao acabei de ler não parei, lembra me também o Ema mas como dizes sem o sarcasmo cómico. No romance é parecido à Jane austen.