quarta-feira, 7 de março de 2018

Gabriela de Jorge Amado




Jorge Amado é um dos mais conhecidos escritores brasileiros. Há quem diga mesmo que devia ter ganho o Prémio Nobel. Vários dos seus livros já foram adaptados para o grande e pequeno ecrã.
Gabriela é uma dessas obras que foi adaptada tanto para cinema como para televisão. Em Portugal foi a primeira novela a ser exibida, o país parava para ver Gabriela.
 
A verdade é que o livro não vive só de Gabriela, a personagem que dá nome ao livro aparece até pouco, para protagonista. A obra de Jorge Amado é como um mergulho numa outra época. Um mundo que mudava a cada dia, onde os velhos costumes não pareciam fazer mais sentido, um lugar onde os jagunços eram chamados para resolver questões entre coronéis, uma terra que vivia do cacau, Ilhéus.
 
Ler Gabriela é mergulhar nesse mundo e querer ficar lá. A prosa maravilhosa de Amado convida a isso, é uma escrita que fez sentir o leitor que está lá. E o leitor também fica interessado em Gabriela, a personagem que não se explica, que desperta o desejo dos homens e conquista Nacib pelo estomago.
 
Gostei imenso deste livro e certamente voltarei a Jorge Amado e ao seu mundo polvilhado de personagens inesquecíveis.

Nenhum comentário: