quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Pedro e Inês - o filme

Eu sou uma grande apaixonada pela história de Pedro e Inês. Ao longo dos anos, ou melhor dos séculos, o tema tem sido continuamente trazido à literatura. Tenho vários livros, alguns lidos outros ainda não. Dos que li até agora o que mais gostei foi mesmo A Trança de Inês de Rosa Lobato de Faria.
Quando li achei a recriação da história absolutamente fantástica. A escritora recria a história de amor em três tempos: passado, presente e futuro. Demonstrando assim que o amor, a paixão, o ódio, etc não têm tempo. Haverá sempre uma Inês que encontra um Pedro e haverá sempre algo que impede que o amor aconteça.
 
Quando soube do filme fiquei apreensiva, tinha tudo para correr bem, mas também tinha tudo para correr mal. O cinema português raramente me cativa. Não me vou alargar nos motivos.
Foi por isso que entrei na sala com um bocado de receio, apesar do trailer me parecer interessante e até muito fiel à obra.
O filme excedeu as minhas expectativas! Está muito bom em todos os aspectos. O texto, a fotografia, os cenários, a banda sonora e claro os actores, em especial o Diogo Amaral. Não é fácil ser um louco de olhar vazio. Se pudesse mudar alguma coisa seria pôr menos narração... Em alguns momentos incomodou-me mas percebo que seja necessária para quem não leu o livro.
 
Saí do cinema com vontade de reler o livro e até já o coloquei na minha pilha de livros....


P.S: antes do filme passaram um teaser trailer do filme sobre o António Variações, pareceu-me muito promissor.

 

Nenhum comentário: