domingo, 11 de agosto de 2019

A Casa das Sete Mulheres de Leticia Wierzchwski

Conheci este livro através da adaptação para série feita pela TV Globo, em 2003. Na altura em que passou cá pela primeira vez apanhei a história a meio, no entanto fiquei encantada. Voltei a rever mais tarde mas confesso que nessa altura não achei tanta piada à história.
Foi por isso, com algum receio, que coloquei o livro na minha pilha de livros a ler.
Felizmente os meus receios de não gostar foram infundados. A Letícia Wierzchwski  tem uma escrita envolvente que nos absorve e nos coloca lá.
 
O livro passa-se durante a Revolução Farroupilha (1835-1845). Confesso que não conhecia esta parte da história do Brasil e ler o livro fez-me conhece-la. O livro não se foca na guerra, essa guerra é apenas um pano de fundo. O livro foca-se nas mulheres, esses seres que não iam para a guerra mas ficavam à espera do seu fim. E sobretudo rezavam para que os maridos, irmãos, filhos e demais parentes voltassem sãos e salvos...
Para terminar gostaria de dizer que as sete mulheres que dividem o protagonismo no livro eram familiares de Bento Gonçalves, o militar que liderava a revolução. Não sei quais os acontecimentos são verídicos e quais são os ficcionados mas é tudo tão bem feito e tão agradável de ler que esse pormenor não é importante.  


 

Nenhum comentário: