segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Wolf Hall de Hilary Mantel

Henrique VIII marcou a história da Inglaterra ao separar-se da Igreja Católica, a sua história, as suas lutas e o leque de esposas são por demais conhecidas.
O impacto da separação da Igreja é grande. E isso tornou-o personagem principal em diversos livros, filmes e séries de Tv.
A diferença entre todos esses livros e este é que aqui Henrique VIII é uma personagem secundária. O papel principal cabe a Thomas Crowmell. Talvez já tenham ouvido falar dele, talvez o nome vos soe familiar das diversas séries e filmes.
Thomas Crowmell era secretário de Wolsey, o Primeiro Ministro de Henrique VIII. Após a sua queda, Crowmell começa a subir e chega ele próprio ao lugar de Primeiro Ministro.
O percurso de Crowmell é invulgar, filho de um simples ferreiro, consegue estudar e tornar-se advogado. A sua subida até o cargo de primeiro-ministro é lenta demorada e é essa parte da sua vida que acompanhamos neste livro. A história continua no Livro Negro e num terceiro livro que sairá este ano.
Gostei muito deste livro, gostei de Crowmell que não me pareceu ser uma pessoa sem escrúpulos, como tanta vez acontece neste tipo de histórias. Também gostei da escrita de Hilary Mantel que me pareceu muito subtil e delicada. Será certamente um prazer voltar à corte de Henrique VIII pela mão dela quando ler O Livro Negro.
 
P.S: Na altura não existia o termo/cargo Primeiro Ministro, mas sim Lord Chanceler, que era o equivalente.



Nenhum comentário: