segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

1984 de George Orwell

Ler 1984 num ano como 2020 é algo estranho. O livro tem como pano de fundo uma sociedade no futuro, no ano de 1984 ( o livro foi escrito em 1949, logo 1984 era o futuro)
Esta sociedade é governada por um partido que vigia as pessoas através de câmaras, onde o passado é totalmente reescrito para ser de acordo com os desígnios do partido. Estamos perante um regime totalitário e isso assusta. Assusta pois o livro mostra como a realidade pode ser alterada para a conveniência de muito. 
Num ano marcado por um pandemia que muitos acreditam ser fabricada não é difícil, depois de ler este livro pensar que pode. Aliás no fim do livro existe um apêndice onde se fala de onde vieram as ideias para o livro e sem surpresa foi inspirado num abafar de umas coisas que aconteceram em Espanha durante a Guerra Civil.
Não tenho por hábito dizer leiam este livro, deixo sempre isso ao critério de quem lê este blogue. Mas neste caso digo: leiam e depois pensem sobre a sociedade que temos e perguntem-se se um dia não será como é descrito no livro. Para não ser só depende de nós.

 

Nenhum comentário: