segunda-feira, 25 de maio de 2009

No Limite do Amor

Promessas quebradas, paixão, traição, a sombra da guerra e a constante ameaça da morte. Muito longe do filme biográfico tradicional, a história explora o submundo boémio da Londres em tempo de guerra e as complexidades íntimas de dois jovens casais cujas vidas e amores se vêem perigosamente interligadas. Drama biográfico sobre Dylan Thomas, considerado um dos maiores poetas do século XX da língua inglesa. Apesar de ter morrido ainda jovem, aos 39 anos, deixou um legado poético que o tornou um dos maiores influenciadores de toda uma geração de escritores. O filme descreve sua vida, mas sobretudo a complexa relação de amor e ódio entre o poeta Dylan, sua esposa Caitlin, a amiga de infância Vera Phillips e o marido desta, William Killick.
É esta a sipnose apresentada na página de cinema do sapo. Sempre que o filme é referido é apresentado como uma biografia do Dylan Thomas. Ao fim de meia-hora de filme a pergunta que comecei a colocar foi: Onde está o Dylan Thomas? Pois é que o filme não é de modo algum centrado no Dylan Thomas e tem muito pouco ou nada sobre ele.
Ora se um filme pretende ser uma biografia, ainda que possa ser romanceada em alguns pontos, não deveria ter mais da vida do visado, pelos vistos biografia não dever ter o mesmo significado no dicionário de quem escreve estas coisas que tem no meu.
Após esta constação pensei: se isto não é sobre o Dylan até pode ser um bom filme e esqueço esse pormenor, até porque o poeta me é desconhecido, apenas ouvi falar dele uma ou outra vez...
O problema é que o filme não tem muito que se lhe diga ou ponta por que se lhe pegue. É daquelas histórias que já vi tantas vezes que já sei o que acontece e isso tira-lhe a piada...

Nenhum comentário: