sábado, 24 de julho de 2010

Ema de Jane Austen

Ler um autor que já se conhece tem sempre um sabor especial. Se por um lado sabemos que dificilmente iremos sair desiludidos, por outro a curiosidade de saber até que ponto poderá ser melhor que os livros que já conhecemos é sempre grande.
Este é o quarto livro que leio de Jane Austen. Esta escritora inglesa do início do século XIX, criou um ambiente muito especial nos seus livros, estão todos cheios de críticas à sociedade que a rodeava, a burguesia. Numa altura em que o casamento era uma das poucas "carreiras" abertas às mulheres, se não queriam passar os dias às sopas da família, Jane escreveu sobre a dificuldade que era querer casar por amor e nem sempre isso acontecer. O que eu mais gosto nela é a forma, por vezes irónica e satirica como critica a sociedade. Aqui, no meu blogue, eu confesso, considero muitas vezes as pessoas que vou conhecendo como "irmãs" das personagens da Jane. Parece complicado, estranho até, mas não é. Eu acho que a sociedade não mudou assim tanto e por isso muitas vezes penso de mim para mim, que fulano ou cicrano parece mesmo tirado deste ou daquele livro da Jane Austen. Há muitas diferenças mas o principal está lá. Pessoas que são muito ignorantes, mas acham-se bastante inteligentes, homens que parecem ser o principe encantado e são verdadeiros sapos, pessoas que falam e falam, mas nunca dizem nada acertado. Enfim, a lista é imensa. Por isso acho que vale a pena conhecer esta autora.

Se em livros anteriores Jane falava da vontade em casar por amor e no desejo que isso acontecesse, aqui Ema assume uma atitude bastante diferente afirma diversas vezes que nunca o fará. Por isso considero que Jane talvez considerasse o casamento como uma especie de "prisão" para as mulheres. O próprio pai de Ema, manifesta a mesma atitude e ao longo do livro lamenta os casamentos que vão acontecendo. Ema, ao contrário de outras personagens que conheci no universo austeniano, não precisa de casar, é suficientemente rica. As outras personagens dos livros, tinham sempre uma situação financeira precária e viam no casamento uma saída, mas também queriam o amor.
Mas Ema, se não pensa em casar-se, decide ir casando as pessoas que a rodeiam e assim traça esquemas para conseguir juntar os casais. Os resultados nem sempre são os melhores...
Jane Austen escreveu que poucos iriam gostar de Ema, tirando ela própria, mas Ema, com os seus esquemas, artimanhas e forma de ser é uma personagem à qual é díficil de resistir....

Nenhum comentário: