sábado, 5 de maio de 2012

Promoções, Descontos e Afins

Numa outra vida, eu fui funcionária do Pingo Doce. Lembro-me de uma vez uma superior exterior à loja, que para quem não sabe gostam de aparecer para ver se está tudo bem, disse que naquela loja as promoções vendiam bem. Isto foi numa outra vida, quando não havia crise, havia trabalho. Já nessa altura eu notava que quando alguma coisa estava em promoção vendíamos mais. O cliente habitual levava mais um bocadinho e quem não comprava habitualmente fazia-o para experimentar.
Por isso esta corrida às lojas em tempos que há muito menos dinheiro não me surpreende. Apesar do que possam dizer acho uma campanha justa e clara, compras mais de 100 e pagas metade.
Outras há que me parecem menos claras e não falo dos supermercados falo mesmo de todo o tipo de comércio. A palavra desconto, promoção desperta a pessoa para comprar e muitas vezes compra sem perceber se realmente vale a pena ou não e isto está errado. Há uns tempos uma editora vendia os livros do autor X, com 30% de desconto; quando vi que a lista não abrangia todos os títulos do autor perguntei o motivo. A explicação foi: apenas os livros com mais de 18 meses de edição podem ter desconto superior a 10%.Assim, eles tinham os que podiam com 30% e todos os outros com 0%. Ao ver outro lado os mesmos livros com o dito desconto de 10% que eles também podiam fazer e não faziam, decidi não comprar, não valia a pena. Em tempos de descontos a rodos há que abrir ainda mais os olhos.

Nenhum comentário: