terça-feira, 27 de agosto de 2013

O real valor do dinheiro

Há uns anos atrás tinha nas minhas relações uma pessoa ( entretanto perdi o contacto) que era assistente social numa instituição de caridade. Ela era formada em Sociologia e uma colega de curso dela trabalhava numa grande empresa de Recursos Humanos ou talvez fosse no departamento dos recursos humanos de uma grande empresa. A minha conhecida ganhava na altura o equivalente a dois salários mininos ou talvez fosse um salário e meio, mas era a recibos verdes. Sendo ela de algures de Portugal estava no Porto a trabalhar e tinha a seu cargo uma casa e todas as despesas inerentes à mesma.  
 
Uma vez numa conversa ela falou-me dessa amiga e das coisas caras que ela comprava com o seu salário elevado. Na altura eu disse-lhe que o barato ou caro depende daquilo que ganhamos.
E apesar da passagem dos anos é uma ideia que eu ainda cultivo. Para mim muitas coisas são caras e estando desempregada há algum tempo, tenho de me privar de muitas coisas que quando trabalhava não tinha. Sempre fui poupada porque fui assim ensinada, mas agora penso muito e questiono antes de comprar, antes era mais dada a compras por impulso ou até mesmo capricho. Agora espero saldos, promoções, etc, a não ser que seja algo que tenha mesmo que comprar.
 
Por pensar assim é que acho estranho que em muitos blogues as pessoas critiquem quem continua a colocar fotos de viagens, jantares em restaurantes, compras de roupas, etc, etc ou seja tudo o que demonstra que aquela pessoa ainda tem dinheiro para gastar em coisas que outras pessoas consideram luxos. Se estas pessoas têm dinheiro para estas coisas ou poupam noutras coisas para aquilo que realmente gostam isso é lá com elas. Acho muito idiota acharem que é ofensivo e que tal atitude mostra falta de sensibilidade em relação a quem passa dificuldades. Desde que o mundo é mundo que sempre existiram pobres e ricos e sempre existirão, porque é que quem não pode terá motivos para se sentir ofendido? Bem que podiam canalizar estas energias e ideias para coisas mais produtivas.





Nenhum comentário: