terça-feira, 5 de novembro de 2013

Paixões Proibidas

O que dizer sobre este filme? Não é fácil porque a primeira coisa que me vem à cabeça é: isto é mau. Mas não é mau a nível de prestação dos actores tanto as veteranas Naomi Watts e Robin Wright como os jovens actores que representam os filhos são bons.
O problema é que uma boa ideia foi explorada de uma forma muito pobre. O filme conta a história de duas amigas, Roz e Lil, que desde a infância são inseparáveis. Ambas crescem e têm o habitual percurso de casar e ter filhos. Lil eventualmente fica viúva e com um filho ainda pequeno, mas nunca volta a casar.
Quando os filhos já são jovens rapazes, maiores de idade, o filho de Lil envolve-se com Roz. Tom filho de Roz vê-os e conta à Lil, beija-a e pouco depois está com ela na cama. O filme continua com ambas as mulheres a dormirem com o filho da outra, mantendo uma relação secreta mas que ambas sabem acontecer.
O filme desilude, não há um conflito entre as amigas, há um temos que parar, mas não param e continuam, o Tom não seduz a Lil, simplesmente mete-se na cama dela. O filme também podia explorar a relação entre uma mulher mais velha e um jovem, mas não há nada disso, há só um: nunca fui tão feliz. Mas ninguém entende de onde vem essa felicidade.
Por fim, os casais desfazem-se e os rapazes casam com meninas da sua idade para casamentos que estão condenados à partida.
Para eu gostar de um filme tenho de gostar da historia que contam e eu até gostei da ideia mas achei o desenvolvimento péssimo. Às vezes são as personagens que me têm de cativar, mas aqui nenhuma delas cativa ou faz querer saber o desfecho da história.
Este filme adapta um conto de Doris Lessing que ganhou o prémio Nobel há uns anitos. Até tinha vontade de ler alguma coisa dela, mas se for tudo assim mas vale dedicar-me a outros autores.

Nenhum comentário: