sábado, 28 de dezembro de 2013

Livros & Filmes & Séries de TV - o melhor e o pior de 2013

Até à data nunca fiz aqui um top do que mais gostei de ler ou ver e como há uma primeira vez para tudo....
 
Começando pelos filmes devo dizer que o ano foi pobre em filmes, julgo que entre as minhas ocupações habituais, as aulas de espanhol e outras coisas que comecei a fazer, sobrou pouco espaço para cinema. Desiludi-me com o filme do Tim Burton, o Dark Shadows, mas em contrapartida surpreendi-me mais uma vez com o cinema francês. Nunca fui muito à bola com o cinema francês e depois da boa surpresa que foi Amigos Inseparáveis, os Românticos Anónimos foi uma comédia muito doce e divertida. Assim de repente destacaria o Comboio Nocturno Para Lisboa e a Papisa Joana foram os dois melhores que vi. O resto viu-se mas acho que pouco ou nada marcaram.
 
 
Nos livros, a ideia de formar um clube de livro com duas amigas foi a melhor que tive. Ler e comentar enquanto se lê é algo fantástico. É fabuloso vermos como outra pessoa repara em pormenores que nos passam ao lado e vê as coisas de forma completamente diferente ou exactamente igual.
Os melhores foram sem dúvida o Monte dos Vendavais de Emily Brontë e O Retrato de Dorian Gray de Óscar Wilde. Descobri no Monte muito mais que a historia de amor de Heathcliff e Catherine e no Wilde, um escritor fabuloso que era irónico e ácido.
Numa vertente de livros mais fáceis e turn-pager o destaque vai para Valentina e o Lado Obscturo do Desejo é de lamentar que até à data a Editorial Presença ainda não tenha publicado o segundo livro desta trilogia.
Descobri também aplicação Kindle para PC e um mundo novo de livros de autores independentes que oferecem os seus livros para se tornarem conhecidos.
Lamento que continuem os romances eróticos, onde nos apresentam sempre a mesma história, o mesmo sexo e o mesmo tipo de personagens. Isto até merecia uma reflexão aqui no blogue, quem sabe  no próximo ano.
 
Quando penso em 2013 a nível de séries só penso em duas coisas: lamento o fim dos Bórgias sem um final digno desse nome e como as histórias simples, sem famílias ricas e glamourosas como os Crawley nos podem conquistar tão facilmente falo da série The Village que devia ter tido mais destaque.
Foi também o ano que redescobri os Tudors depois de uma certa aversão inicial.
 
E por agora é tudo, um bom ano para todos que me leem!


quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

últimos filmes vistos...

A Gaiola Dourada não é tão má como como muitos pintaram mas também não é tão boa como outros tantos afirmaram. A bem da verdade está ali no meio. É um filme que faz rir e brinca com alguns dos estereótipos do português há muitos anos a viver e trabalhar na França. Há algumas situações bem apanhadas e outras que seriam desnecessárias. Achei um filme simpático e despretensioso que dá um bocado de boa disposição a quem o vir.
 
 
Já do Mordomo esperava mais talvez porque a imprensa portuguesa não se calou com o filme culpa de ter Banda Sonora elaborada por Rodrigo Leão. O filme conta uma história igual a tantas outras sem qualquer tipo de brilhantismo que fazem das historias banais algo mais especial. Eu diria que é o tipo de filme feito para ganhar óscares mas que não chega ao coração de quem vê. O que achei mais brilhante foi mesmo a Oprah que lamentavelmente foi para a televisão e não para o cinema. A Banda sonora é boa mas não achei marcante ou que fique no ouvido. A ver vamos se chega aos óscares ou não.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

sabes que estás a precisar de uma vida quando estás ansiosa para jantares e ver o último episódio da temporada do Masters of Sex. A bem da verdade está é a grande estreia da temporada.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Se uma mulher oferecer ao seu homem um perfume com o nome Ermenegildo Zegna de certeza que no dia a seguir ele pede o divórcio!! Que raio de nome!!
 
 
(e o blogue tem andado ao abandono porque eu não tenho tido muito tempo e inspiração já agora para escrever por aqui)

domingo, 1 de dezembro de 2013

O que ando a ler

The Tycoon's Sedutive Regenge de Kristi Avalon - um dos muitos e-books que tenho conseguido de forma grátis na Amazon nos últimos meses. Um livro que se vê desde o inicio onde vai, não me importo de ler este tipo de história, mas cada vez mais me pergunto porque é que nestes últimos tempos só surgem nestes livros homens que querem possuir a mulher como ela fosse uma coisa...
 
 
Gabriel's Inferno de Sylvain Reynard- a poucos dias de sair o terceiro livro desta série ando a reler o primeiro, não quero que nenhum pormenor me escape, no entanto só irei ler o terceiro lá para o fim de Janeiro.
 
 
E Tudo o Vento Levou de Margaret Mitchell - continuo às voltas com Scarlett, possivelmente uma das melhores personagens da literatura.