quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Livros - O Melhor e o Pior de 2015

Já o ano passado deixei aqui uma lista dos melhores e piores livros que li. E este ano não será diferente.
Como sabem, eu tenho um clube do livro com umas amigas e a par disso vou lendo outros livros.
Este ano foi melhor em termos de leituras pois acho que li mais livros bons que o ano passado. Em 2014 penso que dispersei mais para livros leves, não que eu não goste deles, mas não são eles que me enchem barriga. Contava terminar a trilogia do Cavalo de Fogo e o segundo do Outlander, mas alguns percalços durante este mês ditaram que vou entrar em 2016 ainda na companhia de Eliah & Matilde e de Jamie & Claire.
 
Clube do Livro

O Melhor: O Amor em Tempos de Colera de Gabriel Garcia Marquez - Foi sem dúvida o melhor. Eu sempre gostei de livros com historias de amores proibidos, mas o livro não é só isso... A escrita do Gabo é extraordinária e fez-me sentir que estava mesmo lá. Todas nós gostamos, tanto que para este ano vamos ler o Cem Anos de Solidão.
 
O Pior: Os Sonhos que Tecemos de Kate Alcott - Um livro que não foi carne nem peixe nunca poderia ser considerado bom, quando muito considero-o razoável. Mas não me fica na memória...
 
Menção Honrosa: Longburn de Jo Baker - se não me tivessem emprestado talvez não o chegasse a ler. Nao sou muito fã destes livros que recontam livros que adoro, neste caso, Orgulho e Preconceito. Agradeço à C, por ter aceite ler comigo e principalmente por se ter adiantado na leitura e me ter dito que o livro melhorava muito, pois inicialmente não estava a gostar muito do livro.
 
 
Leituras Pessoais:
 
O Melhor: As Primeiras Luzes da Manhã de Fabio Volo - pequeno, simples, mas com muito para dizer e ainda mais para reflectir. Um autor que ficará debaixo do meu radar.
 
O Pior: Menina Rica, Menina Pobre de Joanna Reeves - uma verdadeira novela e mais não digo!
 
Menção Honrosa - A Arte Perdida de Guardar Segredos de Eva Rice - uma simpática oferta da E. que o tinha em duplicado. Um livro simples, despretensioso sobre uma jovem a viver em Inglaterra nos anos 50, fã de um cantor de Rock, quando o rock dava ainda os seus primeiros passos.
 
 
Apesar de não constar da lista, gostaria de dizer que este ano foi também marcado pela leitura do Memorial do Convento de José Saramago. Nunca tinha lido nada e gostei muito. Vou ver ser leio outros livros dele que tenho cá por casa.





Nenhum comentário: