segunda-feira, 26 de junho de 2017

O problema do Harry Potter

Hoje comemora-se o vigésimo aniversário da publicação do Harry Potter. Para mim, que nunca achei piada a fantasia, e nunca li os livros é um dia como outro qualquer. Para os fãs será certamente motivo de festa. Seja como for acho que ninguém fica indiferente ao Harry. E digo isto porque os livros deram um novo boost à literatura de fantasia. Talvez ainda esteja longe de ser considerado um grande género, mas não é mais um género marginal.
 
Para os mais curiosos digo que nunca li os livros nem nunca tive qualquer curiosidade em ler. Vi os filmes. Mas foi mais pelo leque de actores seniores do que pela história. Depois de ver confirmei aquilo que já suspeitava: não são mesmo livros ou melhor histórias para mim. Gosto de algo que possa ser uma realidade mágica, como o Cem Anos de Solidão ou o Como Água para chocolate e como já me disseram que o Murakami era. Mas no final do dia, são os livros com dramas reais que verdadeiramente me conquistam.

 

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu por acaso acho que através da fantasia a J.K .R. mostrou dramas muito reais, tem de se entrar é naquele mundo... no fundo retrata temas como a depressão (os dementores), o poder e partição das sociedades (as 4 casas), o racismo e descriminação (os muggles vrs sangue puro), histórias de amor... Tem mais do que à primeira vista parece. Eu gosto muito dos filmes, dos livros gosto mas tenho uma imaginação demasiado fraca, então algumas coisas só consegui visualizar depois de ver os filmes...

Madrigal disse...

Eu pelos filmes também fiquei com a perspectiva que tratava temas reais. O próprio Harry é vitima de maus tratos pela família... Mas é mesmo um género que não me atrai.