quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Pequena nota sobre os incêndios

Todos os anos há incêndios, todos os anos há promessas de mudança que nunca chega. Este ano foi verdadeiramente catastrófico. Não me lembro de nenhum ano que tivesse sido assim com tantas mortes e área ardida.
 
Tenho uma amiga, que por circunstancias da vida, esteve metida no meio do caos. Ela manteve-se calma, mas disse-me que muita gente estava em pânico ao redor dela. Ela que não conseguia contactar os pais e o namorado para que soubessem que estava bem. Ela foi evacuada da estação de comboios. Ela diz também que perguntou se havia comboio e diz que a linha devia ter sido cortada. Ela apanha o comboio e na estação seguinte o maquinista decide não arrancar porque há muito fumo e se tivesse arriscado?? A número de mortos era maior, a minha amiga disse que o comboio ia cheio.
 
É aqui que eu pergunto: porque é que não há uma decisão clara e correta? Há incendio? Amigos ficamos na estação. Não sai o comboio ou o autocarro. É diferente de ir-se no caminho e depois ser-se apanhado pela confusão. Acho que nestas pequenas coisas, que não são pequenas entenda-se, é que vemos como estamos mal preparados. Os meios podem ser insuficientes, as matas podem não estar limpas mas se não houverem medidas de prevenção mais simples o problema pode ser duplicado...


 

Nenhum comentário: