sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Desenraizados de Erich Maria Remarque

A Segunda Guerra Mundial é um tema recorrente no mundo literário actual. Sempre que vejo uma lista de novidades há sempre um livro sobre este tema. Alguns livros são baseados em histórias verdadeiras, outros pura imaginação. A maior parte desses livros fala da vida nos campos de concentração, penso que poucos falarão sobre os refugiados.
 
Quem eram os refugiados? Pessoas normais, com vidas normais... Pessoas que pelas suas ideias politicas ou religião se viam sem casa. Mais que se verem sem casa viam-se sem país, sem nacionalidade, sem documentos. Sem documentos, um refugiado começava uma longa "dança" entre os vários países que fazem fronteira com a Alemanha. Deportados hoje apenas para voltarem amanhã.
 
Como é fácil de ver Desenraizados tem como tema central este drama, o drama das personagens Kern, Ruth e Steiner que juntos formam um trio que nos guia ao longo das páginas da historia saída das mãos de Erich Maria Remarque. Ele próprio um refugiado,  que viu os seus livros serem queimados pelo partido Nazi.



 

3 comentários:

Eva sousa disse...

Um livro interessante para eu ler também...

Madrigal disse...

por acaso quando estava a ler lembrei-me daquilo que me contaste sobre a família do teu namorado...
Nunca o mencionei pois não tenho grande hábito de andar a incutir o que leio a outros :D só o faço quando vem em conversa :D

Eva sousa disse...

Eu quando li o teu post também pensei nisso, eles foram desterrados umas quantas vezes pelas duas grandes guerras, tiveram historias de separação de mãe e filhos que não se viram mais... quando penso na minha família sempre no mesmo sítio, em que as terras e casas passam de geração em geração, em que na tradição dos finados se vai há campa de trisavós, é uma distância imensa. É como se eu tivesse raízes e ele asas e isso explica muito a forma como as pessoas se sentem e o que as prende ou não. :)