sábado, 4 de agosto de 2018

O Primo Basilio de Eça de Queiroz

Na edição que tenho da editora Livros do Brasil há uma carta do pai de Eça. Nessa carta ele diz que não entende os motivos que levam Luiza a trair o marido...
 
Antes de ler este livro eu já conhecia a história, vi um filme brasileiro e há muitos anos uma série, também ela brasileira, que adaptavam este livro. O tema da infidelidade feminina parece aparecer a miúde na literatura, em especial na que foi escrita no século XIX.
 
Luiza, uma mulher jovem e bem casada acaba por sucumbir à sedução do Primo Bazilio. Num olhar superficial diria que é o tédio que a faz sucumbir. Num olhar mais atento acho que ela trai o marido por motivos mais femininos. Luiza é uma mulher romântica, lê romances e como tantas outras sonha com algo mais. Além disso o casamento é apenas isso: um casamento. Algo imposto. Parece-me comum nos livros explorarem isso, a ideia do casar por casar. E muito havia a dizer sobre isto, mas fiquemos apenas pela ideia
 
Luiza acaba por pagar caro o seu erro quando as cartas que escreve caem nas mãos de Juliana, sua criada. Esta personagem é mesmo má, sem qualquer ponta de redenção.
 
A trama vai-se desenrolando e no final as suspeitas confirmam-se: Luiza foi fraca ao sucumbir a Bazilio pois este não passava de um conquistador barato.
 
É um livro excelente e que adorei ler. Até agora só tinha lido Os Maias, mas vou ver se corrijo este erro me dedico à obra deste grande escritor.

2 comentários:

Eva sousa disse...

Os Maias é o que menos gosto, apesar de ser conhecido como a obra prima. Tens de ler A Relíquia, é o mais engraçado deles todos. A cidade e as Serras é diferente por não ter sido ele a concluí-lo mas também vale muito a pena. :)

Madrigal disse...

eu adoro os maias, o principal motivo é serem uma história de família. Eu tenho um fraco por este tipo de histórias.

Este é muito diferente dos maias, mais leve, bem humorado mas também vai ao fundo de algumas questões.
agora que comecei só para no fim ;)