segunda-feira, 13 de abril de 2009

Fever Pitch

A única coisa que percebo de futebol é que se a bola entrar na baliza da equipa adversária é golo. Não sei porque se marca um penalty, um canto, o que é um fora de jogo ou mesmo uma falta.
Aquando do Europeu de 2004, sentei-me algumas vezes a ver os jogos da nossa selecção, talvez contagiada pela euforia que se vivia no país, mas o meu entusiasmo pelo desporto rei acabou com o Euro...
Por isso mesmo tinha algumas dúvidas quanto a este filme. Mas desde que vi o Colin Firth na série da BBC "Orgulho e Preconceito" que fiquei encantada com ele ou melhor pelo seu Mr. Darcy... Embora não seja a maior fã deste actor, gosto de o ver trabalhar e acho que entra em filmes que são bons, embora longe de serem obras primas do cinema.
Firth interpreta Paul um fanático adepto do Arsenal, para quem o tempo é contado em épocas, a vida parece mais enfadonha entre Maio e Agosto e claro a ida ao estádio ver os jogos é sagrada.
Os pais de Paul estão divorciados e como forma de se aproximar do filho decide levá-lo ao futebol. O jovem Paul fica imediatamente contagiado pela magia do futebol.
Ao contrário do que esperava o filme tem muito pouco de futebol. É mais sobre a forma como se vive a paixão pelo futebol e a importância que o mesmo tem na vida de quem é adepto de um clube.
Aconselho a quem é fanático e a quem não é. Consegue arrancar muitas gargalhadas.

2 comentários:

Menphis disse...

Não sabia que existia isso em filme, fiquei curioso, até porque fartei-me de rir com o livro. De rir e de, confesso, me ver ao espelho com as situações de adepto fanático. E depois Nick Hornby escreveu " Alta Fidelidade" um filme onde me diz muito.


A propósito, gostei do blog e passarei por cá sempre ;)

Madrigal disse...

Menphis, o problema é que os filmes ingleses demoram muito a cá chegar e muitas vezes nem sequer chegam como este, pelo menos na imdb não tem a data de estreia em Portugal e também não tem edição em dvd.
Pelo que li nos foruns do imdb, no filme existe uma estória de amor, que tem o seu quê de cliché, e isso não acontece no livro, que são crónicas. Creio que devem ter feito isso para ser mais fácil haver um fio condutor na estória.
Existe também um outro filme feito a partir deste livro, mas é americano. Calculo que seja um remake como eles tanto gostam.:)
Pelo trailer que vi no youtube, não me parece ser grande coisa, acho que este é muito melhor, até porque os ingleses tem um sentido de humor bastante próprio...
A ver se leio este livro e vejo o "Alta Fiedelidade" o trailer é promissor.
Obrigada pela visita.:)