quarta-feira, 8 de abril de 2009

Sensibilidade e Bom Senso

Há alguns dias saiu, em dvd, uma nova edição do filme Sensiblidade e Bom Senso de Ang Lee. Como gosto deste filme e há muito que o tencionava comprar, ontem acabei por fazê-lo.
Qual não é o meu espanto ao ler esta verdadeira pérola na contracapa:
Do galardoado realizador Ang Lee (vencedor do Oscar da Academia com "O Segredo de Brokeback Mountain", 2005), chega-nos SENSIBILIDADE E BOM SENSO, um romance protagonizado por Emma Thompson (vencedora do Oscar 1995 de Melhor Argumento Adaptado com este filme), Kate Winslet ( nomeada para o Oscar de Melhor Actriz Secundária com este filme), Hugh Grant ( O Amor Acontece) e Alan Rickman ( Sweeney Todd: o terrível barbeiro de Fleet Street). Quando a morte de seu pai resulta na perda da fortuna familiar, as duas irmãs, agora falidas ( Thompson e Winslet) apercebem-se que a perda do seu estatuto social se torna um obstáculo entre elas e os homens que amam nesta adaptação do clássico literário de Jane Austen.
No que diz respeito à sipnose do filme, não está mal. O meu problema reside na menção que é feita aos actores.
A minha primeira pergunta depois de ler isto foi? Onde está o Greg Wise? Quem escreveu isto não foi muito wise certamente. Como omitir um actor que fez um dos papéis principais e importante para a estória? Claro o Greg não é conhecido, logo não tem direito a ser mencionado. Para quê perder tempo com este actor?
O Hugh Grant é na minha opinião bastante limitado enquanto actor. Às vezes até surpreende pela positiva como por exemplo em O Diário de Bridget Jones ou Era uma vez um rapaz. Mas O Amor Acontece não é certamente um dos melhores filmes para ser citado até porque o filme engloba várias estórias e o tempo de ecrã de Grant é limitado e a sua actuação mediocre.
Alan Rickman é citado pelo Sweeny Todd o que é no minimo hilariante, então ele nunca fez mais nada minimamente importante? Se calhar fez mas não é conhecido...
Detesto que tentem promover um filme à custa de outros ou mesmo dos actores que nele entram. Um bom actor não é sinónimo de um bom filme, existem vários factores que fazem um bom filme.
Faltou a quem escreveu isto sensiblidade e bom senso...

Nenhum comentário: