quinta-feira, 23 de abril de 2009

Jane Austen e os zombies

Jane Austen é uma das mais conhecidas escritoras da literatura inglesa. Todos os seus livros já foram adaptados, pelo menos uma vez, ao cinema ou televisão.
Ao longo dos anos, vários escritores publicaram livros, nos quais continuam a estória de Orgulho e Preconceito ou recontam o livro pelos olhos do Mr. Darcy; isto não acontece por acaso, esta é a sua obra mais famosa e também a mais aclamada. Meia volta surgem escritores que decidem pegar nas personagens deste livro e dar-lhes uma vida nova.

Foi o que fez Helen Fielding no Diário de Bridget Jones, os nomes são diferentes, os acontecimentos também, mas quem leu as duas obras apercebe-se das semelhanças, além disso Fielding admite-o nas entrevistas que dá. O resultado são dois livros de leitura fácil e agradável, que rapidamente conheceram o sucesso e a adaptação ao cinema.
Gurinder Chadha, realizadora com origens indianas, achou que misturar Orgulho e Preconceito com mulheres vestidas de sari, homens com turbante e muita música e cantoria ao jeito de Bollywood seria a adaptação ideal... Mais uma vez o resultado é bom, temos a comédia do original, também a estória é mais ou menos fiel, embora os diálogos sejam diferentes. No seu conjunto é um bom filme que vale a pena ver e nos deixa com um sorriso nos lábios e vontade de cantar e dançar.
No ano passado, a ITV, canal de televisão inglês, transmitiu um mini-série de quatro episódios intitulada Lost in Austen. Na série, Amanda Price, uma londrina dos nossos dias que tem em Orgulho e Preconceito o seu livro favorito, descobre Elizabeth Bennet na sua casa de banho. como é isto possivel? Há uma porta na casa de banho que dá para a casa de Elizabeth.
À partida parecia ser mais uma adaptação, em que Amanda substituia Elizabeth no desenrolar dos acontecimentos, sem qualquer interesse. Mas a partir do momento em que as coisas começam a acontecer de modo diferente, ficamos colados ao ecrã para ver que voltas vão dar à estória original. Sem dúvida uma forma original de abordar um livro tão conhecido.
Há uns meses li que alguém tinha decidido misturar este livro com zombies... embora não seja nenhuma perita em Austen, acredito que as suas estórias não combinam com zombies.
Entretanto este livro intitulado Pride and Prejudice and Zombies, foi publicado e está a ser um sucesso de vendas.
Na Amazon é possível ler o inicio desta verdadeira pérola da literatura contemporânea. Seth Grahame-Smith, limitou-se a editar o texto e a acrescentar aqui e ali as referências aos zombies, não sei se o livro será todo assim mas acredito que deverá ser.
Ora se este cavalheiro tivesse pegado na estória e contado a mesma à sua maneira, acrescentando zombies, vampiros ou até mesmo duendes, podia ter um bom resultado.
O que ele fez só tem um nome: OPORTUNISMO. Sim porque editar um livro muito conhecido e pôr-lhe zombies, só tem este nome.
Pena que as editoras em busca do lucro fácil, publiquem este tipo de lixo. Infelizmente, a partir do momento em que as obras passam para o dominio público nada as pode salvar destes senhores.
O mais grave é que Seth Grahame-Smith, tem em mente fazer o mesmo a outros livros...

Nenhum comentário: