terça-feira, 24 de julho de 2012

Olhos de Cão de Daniel J. Skaramesto



Olhos de Cão marcou a estreia de Daniel Skaramesto no mundo dos livros no cada vez mais longínquo ano de 2002. Depois disso nunca mais publicou nada ou pelo menos eu não consigo encontrar nada.
O livro apresenta-se ao leitor como uma história fragmentada sobre a homossexualidade, mas acaba por ser um fragmento da vida de alguém que por acaso é homossexual, mas podia ser heterossexual.
Um professor apaixona-se por um rapaz que vê quase todos os dias no metro, para mais tarde descobrir que ele está numa das suas turmas.
O livro acompanha o desenlace dessa história.
Olhos de Cão é verdadeiramente poético na forma como está escrito, mas é por vezes um pouco cru, não sendo, contudo cruel. apresenta-se na forma de pequenos capítulos, pouco maiores que um post num blogue. Narrado, algumas vezes na primeira pessoa outras por um narrador é uma espécie de puzzle que temos de ir compondo.
Olhos de Cão é um livro pequeno, tem pouco mais de cem páginas, mas consegue ter uma intensidade que outros com quinhentas páginas não conseguem.
É uma pena que Daniel Skaramesto não tenha continuado pois acredito que se um primeiro livro é assim bom, só posso imaginar como o resto iria ser francamente bom.


( Também publicado no blogue Na Cabeceira) 

Nenhum comentário: