sexta-feira, 5 de abril de 2013

Leya - Odiozinho de estimação

Eu confesso que tenho um certo odiozinho de estimação pela Leya por diversos motivos e não vale a pena estar aqui a enumera-los...
 
Uma das coisas que mais me incomoda e nem é bem incomodar é mais achar que são burros é as promoções que fazem que na maioria das vezes são pobres ou então nada de especial. Ainda um destes dias vi que tinha disponibilizado e-books gratuitamente. Fui toda contente ver para a seguir me desiludir. A lista que ocupava três páginas era pobre e os únicos títulos a aproveitar para o leitor seriam Os Maias, O Amor de Perdição, A Mensagem, de resto são livros que já não têm direitos de autor e por isso mesmo podem ser encontrados na net. Havia também o Processo de Kafka que tendo custado alguma coisa no pagamento ao tradutor e outros custos não pagou direitos de autor.
Há uns meses também a Wook, que quem não sabe pertence à Porto Editora e esta é a maior concorrente da Leya, no sentido de também ter várias editoras, disponibilizou vários títulos gratuitamente. A oferta era boa e variada, oferecendo aos vários leitores, tanto livros que estão no top como outros de autores consagrados ou até mais conhecidos do grande público.
Pergunto-me se seria assim tão dispendioso para a Leya fazer algo assim ou se têm mesmo falta de vontade ou visão. Ao disponibilizar autores com algum nome, a Porto Editora deu a todos a possibilidade de os conhecer e na hora de recomendar, ler e mais importante comprar, o conhecer tem um peso bastante grande.

Nenhum comentário: