sábado, 15 de outubro de 2016

Breve Apontamento sobre o Nobel da Literatura

Nunca vi tantas vozes a dividirem-se com a atribuição do prémio Nobel da Literatura desde que me lembro de prestar atenção a quem vencia.
Há quem ache bem e há quem ache mal. Mas o que me chama a atenção é a pouca tolerância que existe para as diferenças de opinião. Argumentar o nosso ponto de vista não é fácil e eu sei bem disso porque sofro desse mal.
 
Mas a solução não é partir para o insulto. A Alice Vieira, uma escritora que me merece todo o respeito, de quem já li um livro e aparecia muito nos meus livros de escola, achou mal a entrega do nobel ao Bob Dylan. Sigo-a no facebook e sempre me pareceu uma pessoa afável, educada. Como ela achou mal houve alguém que editou a sua página da wikipedia dizendo que ela tinha era dor de cotovelo.
 
Isto é um golpe sujo e baixo e demonstra bem a pouca tolerância que existe por opiniões diferentes. Afinal custa assim tanto aceitar que há quem ache bem esta vitória e quem ache mal?
Uma das grandes virtudes que podemos ter é o respeito pelas opiniões dos outros que são diferentes da nossa. ´


 

Um comentário:

Eva sousa disse...

Eu gostei da escolha, dá esperança ao pessoal de um dia ganhar o Nobel. :)