sábado, 18 de novembro de 2017

Casablanca




Desde a primeira vez que vi o filme Casablanca que adorei. Se ligar a televisão e estiver a dar já não saio dali. Já o vi diversas vezes e voltarei a ver. Se vir no meu feed do facebook imagens com o filme partilho, mesmo que ainda há dias o tenha feito....
 
Eu sempre vi o fim do filme o sacrifício de duas pessoas que se amam mas vão contra o que sentem pelo bem maior. Ilsa vai com o marido porque sabe que é importante para o seu trabalho e Rick deixa-a ir pelos mesmos motivos.
No entanto, com o passar dos anos comecei a pensar que não. Se calhar Ilsa e Rick sabem que o que tiveram foi um interlúdio, algo passageiro mas que dificilmente sobreviveria à passagem dos anos, do tempo, das contas para pagar e do dia-a-dia.
No fundo eu acho que o que eles sentiam não era suficientemente forte, não era o verdadeiro amor. Quantas pessoas já não estiveram numa situação assim? Sabem que ali naquele momento, sejam umas férias, uns meses é bom, mas na vida de todos os dias não vai resistir?
 
Não pensem que sou cínica ou descrente no amor é apenas uma perspetiva. O bom da vida é que nos vai mostrando outros caminhos e outras perspectivas... Mesmo para filmes que vemos dúzias de vezes...  



 

Nenhum comentário: