quarta-feira, 18 de novembro de 2015

A nova caça às bruxas

Muito interessante este artigo da Noticias Magazine sobre como as coisas tornam proporções alarmantes na internet.
 
Eu nunca levei muito a serio o facebook, acreditem que levo mais a sério o meu blogue do que o que aparece no feed do facebook. Muitas vezes tenho vontade de partilhar determinadas coisas e comentar, mas nos últimos tempos raramente o faço. E se não o faço é porque sei que posso ser mal interpretada. A verdade sobre as redes sociais é esta: as coisas estão muitas vezes descontextualizadas e com isso podem ser ofensivas. E dai a dar uma caça às bruxas é um pequeno passo.
Por outro lado, muita gente que temos nas redes sociais não nos conhece realmente e desconhece que o que dizemos é uma piada e aí reside o perigo. Por isso em caso de dúvida mais vale não partilhar e muito menos comentar.
 

4 comentários:

Pulha Garcia disse...

O facebook tornou a nossa sociedade ainda mais artificial. Pessoas que mal seguem os assuntos e não percebem nada do que estão a dizer (fora as mal intencionadas ...) tornaram-se de repente pessoas cheias de opiniões. E pior do que isso, com certezas absolutas, que fazem questão de acenar aos outros. Não admira que os indivíduos se sintam cada vez mais isolados. Acho que é uma ferramenta como outra qualquer, pode ser utilizada para o bem ou para o mal, mas em qualquer cenário nunca poderá substituir as relações humanas de qualidade.

Madrigal disse...

Pulha, nós vivemos numa sociedade de informação onde somos bombardeados com informação a toda a hora. De certa forma isso faz com que as pessoas se sintam obrigadas a dizer o que pensam, ainda que não entendam os assuntos como tu dizes e dai às certezas absolutas vai um pequeno passo.

P disse...

E do que gosto mais nisto tudo, é falarem de pessoas que conhecem através do facebook como se amigos do peito fossem.
Odeio o facebook.

Madrigal disse...

P, esse tipo de situações nunca vi, mas talvez sejam mais comuns quando se conhece alguém relativamente famoso. Há muitos atrás aquando do primeiro Big Brother, lembro-me de ver uma das concorrentes num supermercado e uma senhora virar-se para mim e dizer: viu quem era? Era a ****** do big brother!! a mulher estava um bocado histérica com aquilo.